Junho de 1970 e 72- "Melhoramentos"

Em Junho de 1970, um ano depois de os Estados Unidos colocarem um homem na Lua, podemos encontrar este artigo na "Voz da Freixianda":

"Vinte e quatro povoações do concelho de Vila Nova de Ourém passaram a ter luz eléctrica. Os habitantes dessas localidades exteriorizaram o seu regozijo em ornamentações, palmas e foguetes."

Dois anos depois, numa entrevista com o presidente da Junta, o sr. Morgado, a certa altura podemos ler:
"- Que nos sabe dizer sobre a electrificação dos lugares da freguesia?
- Segundo informações fidedignas só sei que este ano se vão electrificar os lugares de Várzea do Bispo, Abades, Perucha e Lagoa do Grou.
"

A nossa depêndencia da electricidade, nos dias que correm, chega a ser brutal: telemóveis, computadores, televisão, frigoríficos, café... Há apenas 35 anos, nada disto existia. Uma geração e meia...

Vale a pena reflectir.

4 comentários:

Anónimo disse...

isto e o blog do padre ou que?

marco disse...

Não amigo anónimo, isto não é o blog do Padre. Isto é um blog sobre a Freixianda, que pretende falar sobre a Freixianda. É impossível compreendermos uma terra, uma pessoa, seja o que for, sem conhecermos a sua história, aquilo que fez dela o que é hoje.
Uma das "janelas" que temos para o passado é o jornal "do Padre", que é uma fonte de informação muito interessante.

Mas ficamos à espera do seu contributo.

Anónimo disse...

O Estigma do Padre
Desde sempre (especie de febre que passa de pais para filhos) na nossa terra existiu um grupo de cidadãos que atribui um caracter pejorativo a tudo o que esteja relacionado com a figura do padre, que aqui trabalha há algumas consideráveis decadas. Sabendo eu que não se trata de uma questão de diferentes crenças mas sim de um criticar gratuito, sem fundamento e na maior parte dos casos a tresandar a ignorância, fico revoltada por uma pessoa que tanto deu a esta comunidade, e não me refiro apenas a nivel espiritual, não ser respeitada e devidamente reconhecida por todos. Meus conterrâneos se despendessem algum tempo a ler o jornal do padre percebiam a dimensão desse meio de comunicação e a importancia que tem para muita gente que está longe e por perto. E porque quem não lê não sabe, talvez esteja na hora de ler a Voz da Freixianda com olhos de ver, e se fizerem uma leitura exaustiva desde os numeros mais remotos apercebem-se que o nosso padre é uma figura incontornavel na historia recente da nossa terra.Ler para saber e principalemte para combater a ignorância que ainda ronda muitas mentes freixiandenses.Até!

edgar disse...

pois e como ja falaram nos comentarios anteriores criticar e facil... mas o mal desta terra e que se criou uma mitica de que tudo o que tem haver com a igreja "é do padre", mas esquecem se que tudo o que existe na Freixianda não e do padre mas sim de todos nos, residentes ou não, e para os mais fanaticos do clube "anti Benevenuto" vejam bem o que existe na Freixianda e em quantos Este deu o seu contributo para que oje existam, não sei se será o caso de alguns de vos, mas é graças ao padre que temos o centro de dia que temos, e é graças a ele e a outras entidades que vamos ter um lar de noite e uma creche, digamos que o padre é talvez o inverso da fraca coragem que existem em nos em desistirmos de lutar, e por mais anos ou seculos que passem a Freixianda nunca conseguiu ou vai conseguir dar o devido valor ao homem que sempre ajudou a Freixianda e que tem uma enorme importancia para a sua historia, por isso desculpem que vos diga mas daqui a uma porrada de anos quando trouxerem os vossos filhos/netos a Freixianda e lhe contarem a sua historia vai ser impossivel não falar nele..