O caso ocorreu poucos minutos depois das 10 horas, na localidade de Casal Pinheiro. A vítima caminhava pela rua, na companhia da mãe, quando os três animais se soltaram. Um deles atacou a jovem, ferindo-a com gravidade nos braços.
De acordo com fonte dos Bombeiros de Ourém, a rapariga foi transportada ao Hospital de Tomar, onde recebeu tratamento.
O caso foi comunicado à GNR.
Os elementos da guarda deslocaram-se ao local e constataram que os três animais se encontravam presos num canil, na casa do proprietário. Por razões que ainda estão a ser investigadas, terão conseguido fugir para a rua.
Fonte da guarda explicou que os animais se encontravam sem vacinas desde o ano de 2006. Apenas um dos cães tinha o seguro em ordem, acrescentou a mesma fonte. O proprietário foi alvo de uma contra-ordenação e os animais foram levados para o canil inter-municipal de Tomar, onde se encontram em quarentena.
O 'rotweiller' está incluído no grupo de raças ou cruzamentos potencialmente perigosos, do qual fazem parte também o cão de fila brasileiro, o dogue argentino, o pitbull terrier, o stafforshire americano, o staffordshire bull terrier e o tosa inu.
Os proprietários dos animais são obrigados a ter, em dia, a identificação dos cães, registo, vacinação, licença e seguro.
E, de acordo com o regime jurídico de detenção de animais potencialmente perigosos, publicado o ano passado, os donos de algumas dessas raças são obrigados a fazer exames de aptidão física e psicológica.
A lei fixa coimas para quem não cumprir os requisitos, estando o valor mínimo fixado em 500 euros e o máximo em 44.890.
:: in Jornal de Noticias edição de 2008-07-26
2 comentários:
Devo informar que não foi um deles (dos cães) mas sim os três ao mesmo tempo, digo de fonte segura.
Quanto aos cães estarem fechados quando a GNR chesou, deve-se ao facto de o filho dos proprietários se encontrar em casa naquela manhã e quando se apercebeu do lamentavel acidente chamou-os. Relatam as pessoas que em primeiro tentou socorrer a vítima.(fonte sesgura)
Enviar um comentário