Cata-Ventos que contam histórias

Amâncio Marques Ferreira vive em Abades, na freguesia de Freixianda, concelho de Ourém. Foi cobrador e motorista da Carris. Há 17 anos, quando se reformou, regressou com a esposa para a terra que o viu nascer e da antiga casa dos sogros reconstruiu uma vivenda, onde dedica o seu tempo a várias paixões, como os pássaros. Quem passa junto à moradia não fica indiferente aos 14 coloridos cata-ventos que embelezam a paisagem. “A pessoa passa, recua para ver melhor, pára e entra para comprar”, afirma orgulhoso.
No seu quintal vemos um pouco de tudo o que a imaginação e a pesquisa já lhe permitiram. Aviões, o tradicional galo a indicar os pontos cardiais, um cata-vento inspirado num quadro de Picasso e até a Torre Eiffel. Ideias que retirou de livros e revistas, momentos da História, aos quais juntou ferro, madeira, chapa e velhos brinquedos dos netos, apenas no prazer de os ver rodar ao vento.
Há cerca de 12 anos, viu um cata-vento e quis experimentar construir algo semelhante. Já era um amante da bricolage e das artes manuais, pelo que o entusiasmo foi crescendo, tendo dado origem a mais de 60 cata-ventos. Vende-os por 35/40 euros, mas afirma que o ofício “é só para entreter”, trabalhando nos seus projectos aos bocados, quando tem tempo. Cada cata-vento demora cerca de 15 dias a ser construído.
Sob diversas formas e feitios, um elemento é praticamente comum a todos eles: a bandeira de Portugal. Pintada por vezes discretamente nas caudas dos seus aviões, vai competindo em alguns casos com o símbolo francês, resultado de encomendas de emigrantes da zona. Uma delas, inclusive, foi o grande orgulho de Amâncio Ferreira: um cata-vento em forma de avião com 19 quilos e mais de um metro de comprimento.
“Quando há vento, isto aqui é uma maravilha”, comenta animado. Amândio Ferreira já visitou o Canadá, onde os filhos vivem, mas diz preferir Portugal. Entretanto, os cata-ventos vão-se erguendo no seu jardim, onde trabalha sozinho e sem qualquer ajuda para os montar.

Cláudia Gameiro - O Mirante Online

2 comentários:

Freixianda.Blog disse...

Recebemos do Filho do Sr.Amâncio via email:

«Thanks, for the news about my dad "hobbies".
We are very proud of him hope we continue to do what he loves, enjoy life, dad..

Love you
Helder Ferreira»

Obrigado Helder
A equipa Freixianda.Blog

Unknown disse...

Amâncio, estava muito longe de imaginar essas tuas extraordinárias habilidades... Apreciei muito!...
Por isso te felicito e te mando um saudoso abraço!
César