Santuário de Fátima atacado por vândalos

A Igreja da Santíssima Trindade e as quatro estátuas colocadas em seu redor, no recinto do Santuário de Fátima, foram vandalizadas na madrugada de domingo com graffitis, que incluem desenhos infantis e as palavras sol, lua, mesquita, islão e muçulmano.
As inscrições foram feitas com tinta negra, na base das estátuas de João Paulo II, Paulo VI e Pio XII e do bispo D. José Alves Correia da Silva, bem como nas duas grandes vigas em betão na fachada da nova igreja e no muro envolvente do recinto de oração.
Em comunicado divulgado ontem, o Santuário de Fátima 'torna pública a sua tristeza e informa que o assunto está entregue às entidades policiais', classificando a situação como 'um abuso'.
O recinto dispõe de videovigilância e a recepção das imagens é feita na 'sala de situação' do posto da GNR, mas os militares não deram por nada. Só ontem, depois do alerta do Santuário, é que as imagens gravadas foram recolhidas para ser visionadas.
'As imagens estão a ajudar na investigação que já está em curso', explicou o capitão Duarte da Graça, comandante do destacamento de Tomar da GNR, adiantando que 'os elementos disponíveis permitem concluir que se tratou de um acto absolutamente isolado, sem ligação com qualquer grupo ou facção religiosa'.
Ao longo do dia, o Santuário recebeu mensagens escritas de solidariedade de peregrinos, 'estupefactos com tantas maldades'. 'Que Nossa Senhora vos abençoe' neste 'início de ano marcado pela sombra', escreveram.

VIRGEM E FÁTIMA NO ISLÃO
Independentemente do que aconteceu no recinto do Santuário, existe uma forte relação entre o culto cristão ali evocado e o Islão. Maria, mãe de Jesus, é a única mulher citada pelo nome próprio no Corão, e logo 34 vezes. Só há três homens – Abraão, Moisés e Noé – mais citados. Por outro lado, Fátima é o nome da filha de Maomé. Segundo a lenda, o nome da localidade vem de uma princesa moura chamada Fátima que morreu jovem, após casar com o conde do castelo de Ourém e converter-se ao Catolicismo como Oureana. Para Maomé, a Virgem Maria e Fátima estão nos principais lugares do Paraíso.
in Correio da Manhã

2 comentários:

Anónimo disse...

Já apanharam o senhor (com perturbações mentais), mas sabia escrever e o que estava a fazer! Enfim, sem comentários.

Nuno disse...

infelizmente é sempre assim. No nosso país ninguém é culpado de nada porque dá-se sempre como "perturbado".
Este é só mais um maluco a fazer estragos!
E aqueles que acendem incêndios florestais, já repararam que são sempre malucos?
Deixem andar os perturbados...
Eu cá vou escrever uns grafittis ali e já volto (mas sou maluco)!