O som das palavras...(3)


É normalmente em tempo de crise e quando os nossos governantes fazem questão de nos lembrar, todos os dias, que as verbas para as necessidades básicas como: saúde, educação, segurança… escasseiam, que tentamos perceber mais ao pormenor o destino dado ao dinheiro dos contribuintes.
Se há investimentos necessários, projectados e executados com rigor, feitos no presente a pensar no futuro, outros, na ausência destas condições revelam-se autênticas inutilidades.
Infelizmente não é preciso sair da Freixianda para encontrar um exemplo gritante das tais inutilidades de que lhes falo. O Campo de Futebol da Freixianda, foi no tempo palco de jogos quase todos os fins-de-semana, suados por várias gerações de jogadores e com um merecido lugar na história desta vila, actualmente, encontra-se votado ao abandono e sem o mínimo de condições para a prática desportiva.
Curiosamente, ainda há bem pouco tempo foram gastos alguns milhares de euros em obras (restauro?, conservação?) feitas “à toa” e no meu entender sem qualquer aproveitamento. Confesso que me custa perceber que seja apresentada uma candidatura a um determinado subsídio, aprovada uma verba e autorizada uma obra, que depois não tem o devido acompanhamento. Este evitaria situações como aquela em que se encontra, actualmente, o velhinho campo de futebol das Presas de S. Miguel.
O grupo desportivo merece o maior respeito, pelo valor histórico que carrega e pelo trabalho que tem vindo a desenvolver, no entanto, não podemos esquecer que foram gastos dinheiros públicos, de todos nós, num espaço que pura e simplesmente parou no tempo…

13 comentários:

Anónimo disse...

tocar em assuntos que realmente não estão bem na nossa freguesia e fazê-lo com a lucidez suficiente para separar o trigo do joio,ou seja,criticar e bem o mau investimento feito no campo de futebol e elogiar o excelente trabalho desenvolvido pelo gdf e sua direcção só revela o bom momento de forma que actualmente o blog da freixianda atravessa.

parabéns a toda a equipa,a partir de hoje seguirei com mais atenção o vosso trabalho e cá estarei para dar a minha opinião.

Anónimo disse...

Bom, é certo que agora o campo de futebol está parado, ainda lembro os tempos em que ia com o meu pai ao domingo à tarde ver os jogos... Mas os tempos são outros, e para quem não sabe está-se a tentar que exista no espaço do referido campo de futebol um campo de ténis e um ringue! Penso que depois desse investimento poderemos voltar a ver aquele espaço a ser utilizado... Assim, força GDF!

Bruno Freitas disse...

É verdade que o campo está inutilizado, mas as instalações não.
Eu costumo ir lá aos Bailes e já lá vi o Pinto tocar e acho que está a ser feito muito esforço pelo GDF para manter aquelas instalações.
A notícia devia mencionar isso mas como alerta ao investimento público, está muito bom.
Parabéns ao Blog e muitos sucessos à equipa de Futsal do GDF.

Norte Freixianda disse...

Tenho apreciado com interesse os texto anteriores, no entanto no que concerne ao presente, permitam-me que discorde em alguns aspectos. O estado actual do campo é indissociável do trabalho levado a cabo pelo GDF. Interrogo: de quem é a competência "administração" do campo? será que o GDF lutou o suficiente para mantê-lo vivo?. A mensagem que querem passar é um pouco irónica: o GDF tem um percurso notável, cheio de trabalho e empenho, porém esqueceram-se de manter o campo operacional para os devidos feitos. Não há culpados...

Fernando Bicho disse...

Quem parou no tempo é quem escreveu esta notícia, e devia era parar para pensar com que intenção é que escreve autenticas mentiras. Todas as pessoas tem direito a ter a sua opinião, e eu respeito-a, mas para a formularem devem antes ver no terreno o que foi feito.
“Autênticas inutilidades”, “Gastos alguns milhares de euros em obras no Campo” “Feitas á toa”
Primeiro não foi gasto nenhum euro em obras no campo de Futebol mas sim na sede do clube, que não é inútil e que com esse investimento a dotou de melhores condições. Foi esse o protocolo entre a Câmara e o GDF
A sede do clube tem á segunda-feira aulas de aeróbica, á terça-feira duas horas de aulas de Hip-Hop e duas de Karaté , á quarta-feira duas horas de Karaté, á quinta-feira aeróbica , á sexta-feira duas horas de Hip-Hop e duas de Karaté, e o salão superior é um local onde se tem feito vários eventos como cursos de formação, colóquios, reuniões e bailes. Bailes estes que são quase a única fonte de receita do GDF. Só com as obras realizadas é que tornou isto possível .
Com a conclusão das obras o GDF, que estava inactivo tornou a entrar em actividade e hoje tem 3 equipas a competir e movimenta 50 Atletas federados e 50 pessoas em diversas actividades.
Só devo explicações aos sócios e pagantes, mas ando atento ao que alguém anda a fazer e é meu dever defender o GDF até quando for o Presidente de direcção. Para que alguém fique descansado posso adiantar que comuniquei no inicio do ano, ás equipas e a alguns sócios a minha demissão e muito em breve iram ser marcadas eleições

Fernando Bicho GDF

Anónimo disse...

Boa noite,em primeiro lugar é efectivamente verdade que foi gasto dinheiro no muro que circunda todo o campo de futebol na mesma altura das obras da sede.
Também é verdade que após essas obras o campo nunca mais foi utilizado para qualquer prova desportiva.
É tambem verdade que o sr. só tem de se explicar perante sócios e pagantes,mas no texto aqui reproduzido ninguém lhe pediu explicações.
Dizer que o campo de futebol está uma lástima não é um boato ou uma calúnia mas sim uma constatacão.
Num próximo artigo do "som das palavras" podemos falar sem qualquer problema das actividades realizadas na sede e dos atletas que participam nos vários campeonatos,a quem aproveito para desejar os maiores sucessos.
O artigo de hoje pretende apenas afirmar que o campo de futebol 11,na situação em que se encontra é uma inutilidade.

O autor

Anónimo disse...

Costuma-se dizer que aprender é viver, e eu hoje aprendi que colocar um muro a circundar o campo de futebol é "uma autentica" inutilidade... mas tudo bem! Depois gostava que realmente o autor me explicasse o seu ponto de vista sobre este assunto, se não temos ninguém a praticar futebol 11 (até porque ultimamente caiu em desuso nos termos em que se realizava, sendo substituído pelo futebol 7 ou 5) e o próprio GDF já não dispõe desta modalidade para que vamos ter um campo activo? talvez preferisse que a terra continuasse a ceder! Espero que no próximo "som das palavras" não nos traga a vertente escolas primárias fechas! porque ai também foram introduzidos muitos dinheiros dos nossos contribuintes... talvez a culpa ai seja dos casais da nossa terra por não terem tantos filhos!

E desde já aproveito para dar um abraço ao Sr. Fernando pelo trabalho que tem desenvolvido.

Norte Freixianda disse...

Ao falar em situações que são perfeitas inutilidades, que não são boatos, mas sim contatações, destaco a Pista de Motocross...

Qual é o aproveito actual??? Será necessária uma pista para treinar cães?

o nerd disse...

O que eu acho é que o campo de futebol 11 está muito bem assim, parado.

Ainda me lembro bem de acompanhar o meu pai, na época dirigente do clube, a deslocações em que a equipa entrava em campo com 10 jogadores porque não apareciam mais e no banco estava ele sozinho com as braçadeiras de treinador, massagista, delegado etc.

Será o objectivo do Autor, criticar o investimento ou por outro lado a não utilização do campo?
Porque se o motivo for o segundo pode sempre apresentar-se para fazer melhor, se for o primeiro, terá que explicar melhor, se se refere ao investimento nas instalações, que como já vimos têm sido aproveitadas em diversas actividades, ou se o problema é o muro em redor do campo.

Sendo o motivo o muro, parece-me que existem esbanjamentos de um valor incomparavelmente maior que não são questionados, como as obras que se fizeram no largo da feira (Juvencio Figueredo).

Para concluir, penso que o melhor é esquecer o futebol 11, e utilizar o espaço para realizar a feira semanal, depois gastar mais algum dinheiro publico e tornar o largo da feira um local digno e belo, bem diferente do que lá está agora: um grande e desorganizado parque de estacionamento, com umas aberrações de cimento a estorvar.

Anónimo disse...

Sr. Autor, vou usar as suas palavras para assim poder colaborar e comentar o seu péssimo Som das Palavras nº 3.
Em primeiro lugar é efectivamente MENTIRA que foi gasto dinheiro no muro que circunda todo o campo de futebol na mesma altura das obras da sede.
Também é MENTIRA que após essas obras o campo nunca mais foi utilizado para qualquer prova desportiva.
O campo foi vedado com o referido muro, quando ainda existia futebol de 11. Lembro-me de ir lá ver bons jogos, onde se pagava entrada e isso só era possível porque o campo já estava vedado. Penso que o campo foi vedado quando o Sr. António Costa era presidente do GDF.
Esta direcção que embora tenha optado pelo Futsal, já lá realizou vários jogos, como por exemplo, Torneio entre equipas de freguesias vizinhas, jogo com emigrantes, jogo entre os actuais jogadores da equipa de Futsal e seus pais e amigos, entre outros.
Ninguém pediu explicações ao Sr. Fernando Bicho, mas acho que é sua obrigação defender o bom nome do GDF, conforme e quando o entender. O autor até pede no final para, colabore comentando este artigo.
Se me permitir proponho-lhe que faça investigação ao protocolo com a Bestomontanha e talvez ai sim encontre autenticas inutilidade, mas desta vez faça uma boa investigação, porque é uma obrigação de quem publica um artigo.
Este blog. tem muita qualidade, está no bom caminho e este foi talvez a pior artigo, mas penso que não foi com más intenções. È um mau artigo, mas isso acontece, todos temos dias maus, continuem.

Anónimo disse...

Não posso estar mais de acordo com o autor quando diz que o campo de futebol neste momento não serve para nada.

Partindo do principio que é um espaço enorme,bem situado e que muito ou pouco,foi gasto dinheiro é pena que não gere nenhum beneficio.

Penso que quem tem responsabilidade sobre aquele espaço deve tomar uma decisão,talvez a feira não fosse má ideia.

Por ultimo,alguem falou na pista de motocross,assisti a todas as provas aí realizadas e recordo "o dia do motocross" com uma certa nostalgia.

Quando todos sabemos a importância de eventos que tragam gente de fora á freixianda,a extinção da pista é uma grande perda para a freguesia.

É bom que estes dois exemplos nos fiquem na retina,para que quando se voltar a investir na freixianda mesmo com boas intenções,não se cometam os mesmos erros.


Pedro

Anónimo disse...

Bom que o campo esta sem uso para o valor que tem, essa é uma verdade que nenhum de nós questiona, penso eu. Agora dar isso como justificação para a má utilização de dinheiro dos contribuintes acho que foi uma má reflexão feita pelo autor, são coisas que acontecem, nem todos temos de ter o seu ponto de vista, e as "discussões" são abertas para isso mesmo. Depois alguém falou na pista, é bem verdade que foi uma perda enorme para a freguesia, e para as associações principalmente os Caçadores que tinham naquela actividade um bom fim-de-semana de receitas no bar. Mas a verdade que fica por detrás de tudo isto é o prejuízo avultado que esta actividade trazia à organização, para além de todas as despesas que o motocross podemos ainda acrescentar a baixa participação das pessoas em geral, e não estou aqui a falar das pessoas da nossa freguesia... Ainda alguém falou da bestomontanha, bom é uma associação que perdeu alguma da sua garra, aquela que fez erguer o edifício que hoje todos vemos, mas a verdade é que temos de novo ai um novo (embora pequeno) grupo de jovens que estão a pegar naquela associação e a organizar ai alguns passeios e provas... para os mais distraídos a última que realizaram foi no final do ano passado, um passeio de 30 km e uma maratona de 60km.

Anónimo disse...

O anonimo do dia 26 01:05,visivelmente irritado com o artigo e incomodado com certas verdades,optou por desmentir algumas afirmações feitas por outra pessoa.
E é normal,cada um fala da maneira que mais lhe convém.
Num tom agressivo,desatou a criticar o autor e o artigo,mas mais uma vez,entendam-se os dois.
O que verdadeiramente me preocupa é que tenha sugerido de uma maneira intimidatória que se ivestigasse outra associação da freguesia chamando-lhe á boca cheia inutilidade.
Para defender a sua dama não é preciso enxovalhar a do lado,e já agora gostava de saber o que o leva a duvidar(pelo menos é o que parece)da bestomontanha.