Agroal com Centro de Interpretação Ambiental

O Agroal conta, desde ontem, com um Centro de Interpretação Ambiental.

Localizado no antigo Parque Aventura, o Centro de Interpretação é um espaço que possui uma exposição interpretativa sobre os valores naturais da região, um auditório onde será projectado um pequeno filme de enquadramento, uma mini-loja e um mini-bar.

Para José Manuel Alho, vice-presidente da Câmara Municipal de Ourém, trata-se de uma “mudança de paradigma de utilização deste espaço”, transformando-o num parque de natureza, “pólo dinamizador de educação ambiental e turismo de natureza, e um espaço com recursos de interpretação que permitem aos visitantes conhecer os valores identitários deste território”.

A abrir a sessão inaugural, que contou com a presença de diversas entidades ligadas às questões ambientais, e com os meninos da escola do 1º ciclo de Formigais, esteve a exibição de um filme “caracterizador da riqueza do Agroal”, afirmou José Alho.

Para Carlos Alberto Marques, presidente da Junta de Freguesia de Formigais, “ a partir de hoje, vamos ter uma dinâmica diferente no Agroal”, opinião partilhada por Deolinda Simões, presidente da Assembleia Municipal de Ourém.

Maria João Botelho, da Direcção Geral do Ordenamento do Território e Desenvolvimento Urbano, defendeu a importância deste “local de lazer e aprendizagem,” como “salvaguarda dos valores em que nós acreditamos”. E acrescentou: “este concelho tem valores naturais muito importantes” e “um grupo de pessoas que sempre se preocuparam com estes valores”. Dirigindo-se a José Manuel Alho, afirmou ser “uma pessoa sensível e com grande conhecimento nesta área”.

Para Fernando Mangas Catarino, professor doutor na área da biologia e conhecedor da realidade natural oureense, o Agroal “é de facto uma beleza para os olhos”.

Passeio Pedestre
Porque neste dia se celebrou o Dia Mundial da Terra, as cerca de 70 pessoas que assistiram à inauguração do Centro de Interpretação Ambiental do Agroal, foram convidadas a inaugurar o percurso pedestre situado nas imediações do Parque de Natureza.

O percurso tem duas alternativas, uma de dois quilómetros e outra de oiito. O passeio é acompanhado por um folheto de apoio e três painéis interpretativos.

Está ainda a ser elaborado um programa educativo que será amplamente divulgado pelas escolas de todo o país, que proporcionará visitas para grupos escolares ao Sítio “Sico-Alvaiázere”, aulas na natureza, campos de férias educativas e percursos interpretativos”.

A área vedada contígua ao Centro de Interpretação poderá ser utilizada como local de acampada, pois possui equipamentos de apoio, nomeadamente balneários, lavadouros e lava-loiças.

Como visitar o Centro de Interpretação Ambiental do Agroal/Alto Nabão?
Para utilizar o local para acampamento ou obter informações sobre possíveis actividades, deverá contactar a AmbiOurém, EEM, através do telefone e fax 249545147 ou pelo endereço electrónico geral@ambiourem.pt.

Até ao início do próximo ano lectivo a acampada será gratuita. Depois terá um preço simbólico, que se destinará apenas a auxiliar a limpeza e manutenção do espaço.


Os alunos do 1º CEB de Formigais assistiram à inauguração

A sala foi pequena para acolher todos os que quiseram participar na iniciativa.

O percurso pedestre é acompanhado de vários placards informativos

In Câmara Municipal de Ourém

Sem comentários: