Bombeiros da Freixianda comemoram 25 anos

Cerca de 160 pessoas participaram ontem no jantar comemorativo dos 25 anos da 6ª secção de Bombeiros da Freixianda. Num ambiente de festa, foram várias as manifestações de profundo reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos soldados da paz ao longo de 25 anos.

Visivelmente emocionado, Júlio Henriques, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ourém, corporação onde esta secção está inserida, disse que "a Freixianda e todos estes homens e mulheres conseguem dar um contributo de cidadania a todos aqueles que nas piores horas precisam dos bombeiros".

Conhecedor da realidade do que é ser bombeiro, Rui Vital, presidente da Junta de Freguesia de Freixianda elogiou o trabalho desenvolvido pelos seus ex-colegas, deixando também uma palavra de agradecimento à Câmara de Ourém que levou a cabo alguns trabalhos de melhoria no quartel. À autarquia deixou também alguns "apelos", nomeadamente ao nível de infra-estruturas necessárias para a sua freguesia.

Os apelos foram também partilhados por Deolinda Simões, presidente da Assembleia Municipal de Ourém, que reforçou a necessidade de uma estrada que ligue Freixianda à sede do concelho.

Respondendo aos desafios lançados, Paulo Fonseca, presidente da Câmara Municipal de Ourém anunciou que "estão em curso boas obras para a Freixianda", nomeadamente um novo centro escolar, a qualificação das estradas desde a rotunda da Perucha à Várzea do Bispo e desde Porto do Carro à Perucha.

Quanto à ligação à sede do concelho, o presidente da Câmara recordou a sua candidatura à autarquia há 12 anos, reforçando que "uma das principais bandeiras era precisamente esta ligação". Disse que pode não ser concretizada já no próximo ano, mas que terá de ser uma realidade no futuro.
Aos presentes deixou ainda uma novidade, que será "mais um motivo de centralidade na Freixianda" . Com a construção do novo centro escolar e a desactivação do edifício do 1º ciclo, “temos a pretensão de criar ali um pólo da Escola Profissional de Ourém, para que esta terra não esteja mais tempo a ver o progresso a passar ao seu lado".
Sobre o “momento solene”, Paulo Fonseca, agradeceu o "bom trabalho desenvolvido pelos bombeiros da Freixianda", exemplos de "grande dignidade e desinteresse material". Assinalou ainda presença dos representantes das corporações de Caxarias e de Fátima, como um "exemplo de coesão". Neste sentido apelou à união de todas as corporações, numa perspectiva de "economias de escala", e adiantou: " não temos meios e recursos pata chegar à utopia de cada um pensar apenas em si. Precisamos de estar mais juntos. É assim que devemos ver a nossa integração".

Sobre a secção de bombeiros
A secção conta actualmente com 26 elementos, 20 homens e 6 mulheres. Todos são bombeiros à excepção de três elementos femininos que são ainda estagiárias mas que farão exame no próximo ano.
Todos os elementos, incluindo os estagiários, têm formação em várias áreas, nomeadamente, cursos de socorrismo, desencarceramento, incêndios florestais, incêndios urbanos e industriais entre outros.

Armindo Oliveira, Bombeiro de 1ª Classe e José Luís de Brito, chefe da 6ª secção dos Bombeiros Voluntários da Freixianda, celebraram ontem as bodas de pratas, tendo sido chamados a apagar as velas.

Cortesia: www.cm-ourem.pt - Gab. Comunicação C.M. Ourém

7 comentários:

o nerd disse...

Se eu fosse bombeiro faria assim e assado, não seria como aquele e não teria as atitudes do outro e.......,como não sou: calo-me e ajudo.

Em relação aos bombeiros, para mim, é simples:
Se pedirem, eu dou.
Se chamarem, eu vou.
Se precisarem, lá estou.

Porquê?

Porque são os bombeiros que vou chamar, se eu precisar de ajuda.
O resto são opiniões, ideias, defeitos e feitios, que não mudam o essencial.

Por isso, ontem lá estive a dar o meu (pequeno) contributo na festa.

A todos vós, bombeiros, o meu muito obrigado e parabéns.

Anónimo disse...

Boa Tarde
Eu ajudo mas não me posso calar. A condecoração que a Junta de Freguesia prestou aos bombeiros fundadores foi uma vergonha. A medalha tem escrito B.V.F , 25 anos, B….nº. Primeiro não existe bombeiros de Freixianda e tratar os Bombeiros de Ourém fundadores da 6ª secção Freixianda por numero denota falta de respeito. As pessoas não se tratam por números, não são meros números. Até o convite para os bombeiros estarem presentes nessa condecoração no domingo ás 17h fui feito no sábado ás 19.30h por telefone para os que atenderam.Talvez por isso só sete fundadores estiveram presentes. Falta de respeito para com os fundadores e imaturidade na forma como o Sr. Presidente decidiu e agiu neste caso.

alt´falante disse...

Muitas jantaradas quem paga? afesta da lucro?

alt´falante disse...

Fundadores de uma secção! Ah,Ah,Ah,
Se estes pavões merecem uma medalha, então os de caxarias merecem uma estatua. emproados

Anónimo disse...

Tem razão o anónimo de 24 de maio,se não havia iteresse em chamar os fundadores para uma justa homenagem,então não se fazia nada.
Basta olhar para as medalhas que foram atribuidas e ler o que esta escrito para constatar a enorme falta de imaginação,vontade e sentimento com que se homenagiaram os bombeiros de há 25anos.

Anónimo disse...

Ideias da junta de Freguesia, alguns desses fundadores pouco ou nada fizeram em prol dos Bombeiros.
Conversas de café dá nestas coisas, Sr´s da junta e os Bombeiros de agora não merecem ser homenageados, esses sim são os que merecem todo o vosso apoio.

Caxarias, não falem dessa maneira, tanto uns como os outros defendem o que é nosso,trabalham em conjunto várias vezes e sempre que nessesário, uns com mais apoio da população outros com menos, temos é de apoiar os nossos porque quando precisamos são eles que nos vem logo à cabeça.

Anónimo disse...

a junta por fazer é criticada, o corpo activo por nunca ter feito é louvado S.R Fernado Bicho que foi quem enviou o segundo comentario não esteja a mentir, para ficar a saber nem foi o presidente quem contactou mas sim a sua tesoreira. eu fui contactado e fiquei bastante imocionado por não poder estar presente, mas para mim o que conta é õ simbolo e não esquecerem como tantos outros esqueceram, como o convite para jantar, onde falarm so dos dois fundadores no activo, e o sr jorge Gil, e todos os outros fundadores presentes. deixem de ser criticos e vejam pelo possitivo.