«Encerrado Temporariamente» - Porquê?

O facto de a internet ser cada vez mais um meio de comunicação ao alcance de todos, aliado às necessidades de um espaço de informação e debate na Freixianda levou a que há cerca de cinco anos atrás fosse um dos fundadores do Freixianda.Blog.
No início este era um espaço de informação e divulgação de actividades culturais e desportivas realizadas na Freguesia e no Concelho para além de fornecer informações úteis à população. Hoje o Freixianda.Blog está diferente, iniciou recentemente um ciclo de entrevistas bem como a publicação de artigos de opinião e tem um papel cada vez mais activo no apoio às associações e suas actividades, festas populares e desporto, recebe e publica dezenas de comentários por semana e em média é visitado por aproximadamente 500 pessoas por dia.
Por mérito próprio ocupa um lugar de destaque nos meios de comunicação regionais.

A Equipa do Freixianda.Blog decidiu encerrar temporariamente o Blogue para poder avaliar algumas situações e oportunamente tomar uma decisão definitiva.
Não é de ânimo leve que o fazemos, no entanto a pressão a que temos estado sujeitos, nomeadamente o administrador, e o facto de sentirmos prejudicada a nossa vida pessoal e profissional, não nos deixa alternativa.
O Freixianda.Blog tem tentado ser sério e coerente em relação a todos os assuntos sobre os quais se tem debruçado, é fruto de muito trabalho e dedicação (totalmente voluntários) e acima de tudo pretende ser uma mais valia para a Freixianda e nunca um instrumento de ataques pessoais ou propagação de boatos e/ou calúnias.
Certamente todos já leram a mensagem que alerta para o facto de serem excluídos todos os comentários de carácter obceno ou ofensivo. Até à presente data de acordo com as regras estabelecidas e com a minha consciência, nunca se ultrapassaram estes limites. Este é um espaço livre e aberto ao debate de ideias onde qualquer pessoa pode expressar os seus pontos de vista e entrar em diálogo quase em tempo real com os outros leitores.
Importa também frizar que a equipa do Freixianda.Blog nada tem a ver com o conteúdo dos comentários, limitando-se apenas a publicar o que outros escrevem, não podendo por isso ser responsabilizada pelos conteúdos e muito menos criticada.
É aqui que começa o nosso dilema!
É muito fácil criticar a equipa do Freixianda.Blog, apontar o dedo por isto ou por aquilo na mesa do café ou num qualquer lugar onde esta equipa não pode defender-se. É quase como estar numa guerra, ser completamente alheio às motivações de cada um dos lados e a qualquer momento levar um tiro.
Mas afinal, qual o critério a utilizar para a aprovação e publicação de comentários?
E quando numa entrevista ou artigo de opinião o leitor não concorda com o autor?

Infelizmente temos notado que alguns dos leitores que comentam os artigos não entendem correctamente o conceito de liberdade de expressão, confundem os assuntos e em alguns casos é uma questão de educação, ou neste caso, de falta dela.
É certo que nem todos os leitores procedem de forma incorrecta, assim o Freixianda.Blog agradece a todos os leitores que respeitam e por isso são respeitados contribuindo para o crescimento do blog.

Nesta fase, dado o exagero que se tem notado em alguns comentários, somente serão aceites comentários a esta notícia, não sendo aceite comentar outros artigos.
Porque o nosso lema sempre foi respeitar a Freguesia e Gentes da Freixianda, continuaremos a publicar os eventos ou festas conforme nos for solicitado.

Obrigado a todos
O administrador
Freixianda.Blog

18 comentários:

Carlos Gomes disse...

De facto, nada justifica o insulto nem as insinuações de natureza ofensiva. Nem vejo que tal seja necessário para se discordar seja em relação ao que for.
Deduzo que a decisão da equipa responsável do blogue está associada ao comentários algo desagradáveis trocados entre alguns comentadores e, sobretudo, relacionando terceiras pessoas, neste caso o actual e o anterior presidente da Junta de Freguesia. Em ambos os casos, penso que são merecedores de respeito, como aliás qualquer pessoa. Para além disso, cada um na sua altura própria, também ambos foram eleitos pela população da Freixianda pelo que, tal decisão deve também ser respeitada.
Nada impede que se manifeste discordância de pontos de vista, com correcção e respeito pelas opiniões contrárias, ainda que com alguma fleuma. Mas, estou persuadido de que também não existem razões para que as pessoas se escondam sob o anonimato...jamais se sentirá livre quem não tem coragem para assumir a sua própria liberdade!
Sucede que, por vezes, são atitudes menos próprias que deitam a perder os projectos mais válidos - como sucede com este blogue! - ou, em alternativa, forçam a que sejam criados mecanismos de censura para que alguns poucos não destruam aquilo que interessa a toda uma comunidade.
Quero acreditar que se tratou de um excesso mal controlado. Mas, as minhas palavras são solidárias com a equipa responsável do blogue!

Anónimo disse...

É uma pena, ter que se tomar uma decisão destas, mas para algumas pessoas tem de ser, porque há pessoas que só sabem criticar, criticar, CRITICAR e ouvir nada, só elas é que têm razão, só elas é que pessam estar certas.
MUITO IMPORTANTE, parar, escutar e pensar antes de agir!
Por UM pagam os outros!

Manuel - Farrio disse...

Acompanho o blogue diariamente e acho que fazem muito bem travar o carro a alguns palhaços que so fazem conversas de café.
Criticam o administrador sem ele ter a culpa. Conheço o homem, tenho-o como uma pessoa de valor e sei que se dedica muito sem nada receber, mas enfim á quem só saiba meter as culpas nos outros para se desculpar a si próprio. A ultima vez q vi o blogue em acção directa foi através do administrador qd tirou fotos ao carnaval, fotos essas que naquele dia foram publicadas. tem valor meus amigos.
Nao percam a coragem, mas vamos ver se esses "m....." tem coragem de vir aqui comentar.
Na minha opinião estão a tomar a atitude correcta, há povo que nao merece outra coisa.
Abraço a toda a equipa do blogue da freixianda

Anónimo disse...

Não sabia que havia pessoas assim. Tive a ler alguns comentários recentes e só digo que é uma vergonha. Grande vergonha.
Desconheço a equipa mas tão de parabens pela corajem.
Se acharem melhor acabar com o blogue têm o meu apoio pois o povo é triste e nao merece dedicaçao de ninguem se bem que tenho muita pena, agora ate tem radio para ouvir em direto.
Pereira de Formigais

Anónimo disse...

Pois realmente têm abusado um bocadinho nos comentários mas nao entendo porque culpam o administrador. ele faz o trabalho dele e muito bem.
cambada...

Unknown disse...

Primeira sugestão: aceitar apenas comentários de utilizadores registados e acabar com os anónimos. Claro que alguns anónimos poderiam passar a pseudónimos, mas o tempo de fazer um registo de utilizador pode dissuadir alguns comentários mais a quente.

Segunda sugestão: fazer orelhas moucas e ter nervos de aço. A actividade no blogue é análoga à de um jornalista. Quem tem confiança com jornalistas sabe que com a experiência eles desenvolvem uma carapaça contra os que os querem manipular, pressionar, etc. Têm de pensar que aqui é igual, mesmo que os interesses em jogo sejam um pouco mais modestos.

Anónimo disse...

nao parem com o blog por algumas vozes, as "pessoas" que comentam nos cafes sao aqueles que nao servem para nada que nao dao a cara

Anónimo disse...

PARABENS ao blogue em letras bem grandes. Tive conhecimento deste travamento hoje curiosamente no café e faço questão de elogiar mais uma vez o blogue porque até nesta atitude são reais.
Parabéns a toda a equipa e principalmente ao administrador. Faz ouvidos mocos rapaz.

Unknown disse...

Outra sugestão (embora aqui já sinta que a corda fica mais esticada): aprovem apenas comentários de utilizadores devidamente identificados. Há por aqui dois ou três utilizadores habituais (eu, o Carlos, o Ricardo...) que apresentam o nome ou até fotografia. Enfim, são claramente identificáveis. Nem sempre de acordo, por vezes em frontal desacordo (não é, Ricardo?), mas sempre com respeito.

Claro que isto seria uma medida um bocado radical, que reduzia em muito a participação na discussão, o que era pena. Muita gente não tem coragem para dizer as mesmas coisas sem ser de forma anónima. Mas há coisas que, mesmo sendo desagradáveis e até infundadas, ajudam à discussão. Entre nós há muito este vício de não saber aceitar críticas. Quem não quiser ler, não lê.

E afinal de contas isto é só uma conversa, não é o fim do mundo.

Anónimo disse...

eu so digo uma coisa se fecharem é dar parte fraca.
força e vamos com isto para a frente

o nerd disse...

Estou aqui a pensar que houve alguém, que andou sempre a protestar contra esses cobardolas anónimos, só não me lembro quem....espera lá....só se.....é isso, Fui eu!

Este povo têm muito medo, eu ando "às turras" com o professor João à tanto tempo, e mesmo assim parece-me que ele não me vai apertar o pescoço quando me encontrar (espero eu).
Então andaram uns tipos à 35 anos a fazer uma revolução para termos liberdade e eu agora ia andar escondido? Com medo de dizer o que penso? Não. Nunca. Nem pensar.

Para mim a solução passa por alargar a equipa, arranjando quem se ocupe da aprovação dos comentários, para retirar alguma pressão ao administrador.

Anónimo disse...

Vocês só tem de ser superiores e nao dar importancia!

Vozes de burro nao chegam ao céu!

É de facto injusto que deixem de colocar posts no blog por causa de outro que nem sabem apreciar todo o vosso trabalho!

Sergio Almeida disse...

É com tristeza que vejo o fim (temporário) dum espaço de liberdade e participação cívica.
Espero que a administração do blog reconsidere e continue com o bom trabalho feito até agora.
Em 5 anos o blog cresceu e melhorou, é hoje o principal órgão de informação da freguesia
A Divulgação de todo o tipo de actividades desde festas populares, exposições de cães a futebol de praia é feita de forma completamente gratuita e ninguém duvide que isto dá muito trabalho e tempo perdido. É acima de tudo um serviço público e em mais nenhum lugar temos acesso a estas informações, é ainda um espaço de debate saudável, embora nem sempre correcto.
Talvez alguma das soluções acima propostas nos outros comentários possam salvar esta triste situação , no entanto o anonimato, numa freguesia onde todos se conhecem e tem relações comercais, laços familiares e etc., é por vezes a única maneira de alguns se libertarem e escreverem livremente o que pensam, sem amarras ou condicionalismos, por isso eu sou a favor da manutenção dos comentários anónimos, claro que isso não é um livre passe para ofender ou caluniar terceiros, mas para isso á a pré aprovação de comentários ,talvez fosse melhor fazer uma triagem mais rigorosa dos comentarios, em especial dos anonimos, e quem quiser ter a certeza que o seu comentário é publicado assina.
Espero que se resolva esta situação brevemente
Sérgio Almeida

Carlos Gomes disse...

Tratando-se de um meio de comunicação, nalguns aspectos coincidente com a imprensa em geral, à Internet aplicam-se também as leis que regulam a liberdade de espressão através da comunicação social. Se, porventura, alguém se sente ofendido na sua honra e dignidade por algo que foi publicado e decide recorrer judicialmente, a responsabilização do acto praticado recai não apenas do autor das afirmações proferidas como no responsável - director ou editor - pela sua publicação. E, sucede que, tratando-se de actos passíveis de serem consideradas como crime público, mormente afirmações que envolvam o funcionamento de orgãos de soberania como sucede em relação a acusações ofensivas a membros de uma determinada autarquia local, pode o Ministério Público caso delas tenha conhecimento accionar os mecanismos legais, ainda que o visado não o faça. Ou, caso este o tenha feito e entretanto desistido da queixa, o Ministério Público pode levar por diante a acusação cujo processo segue habitualmente para Tribumal de Instrução Criminal. E, tratando-se de direitos fundamentais como sucede com as que se prendem com o exercício da liberdade de imprensa, estes decorrem muito rapidamente e raramente as sentenças proferidas poupam os jornalistas...
Ora, quando uns se escondem cobardemente sob o anonimato, declinam para o responsável da publicação - neste caso o administrador do blog - toda a responsabilidade pelas afirmações proferidas ou seja, não apenas a sua publicação como a própria autoria.
Qualquer que seja o pretexto invocado, se alguém não é capaz de assumir a responsabilidade pelos seus próprios actos e palavras, não é merecedor do exercício de um direito que só a liberdade lhe confere pelo que, consequentemente, legitima a neecessária regulação e controlo dos conteúdos e da própria participação. Afinal de contas, é a falta de capacidade para utilizar a liberdade que justifica a "censura" e torna uma inevitabilidade. Como há uns anos se dizia, o medo de ser livre provoca o orgulho de ser escravo!

Unknown disse...

Olha, Sérgio, isso parece-me uma boa síntese: comentários assinados com um perfil claramente reconhecível poderiam ter garantia de publicação, os anónimos e pseudónimos teriam mais limitações.

É preciso não esquecer que qualquer um pode assinar com o pseudónimo que lhe apetecer e tentar fazer-se passar por outra pessoa. Faz parte dos conceitos básicos de "segurança na Net".

Por isso são mais fiáveis os perfis registados e que vão, com o tempo, ganhando reconhecimento.

Carlos Gomes disse...

Constato que aqueles que utilizaram a liberdade de expressão que lhes foi concedida para, sob anonimato, produzirem insinuações acerca da integridade de terceiros, no caso o actual e o anterior presidente da Junta de Freguesia de Freixianda, estão a levar a melhor... o encerramento do blog prolonga-se no tempo!
Seguramente, os seus responsáveis sabem melhor do que ninguém as verdadeiras causas que os levaram a tomar tal decisão. Mas, num concelho onde, apesar da existência de considerável número de pequenos jornais regionais e paroquiais, a sua limitada implantação reforça a importância do blog da Freixianda como meio de comunicação.
O conceito de liberdade implica necessariamente responsabilidade. Se, quem a utiliza não o é capaz de fazer com sentido de responsabilidade, então deverão ser accionados os mecanismos de prevenção para que a responsabilidade não recaia sobre terceiros, neste caso sobre quem publica. E, caso seja necessário, também poderão ser accionados os mecanismos de responsabilização pois, apesar do que se possa pensar em contrário, ninguém se encontra realmente sob a capa do anonimato, pois pode ser localizável através do endereço IP! O que não pode suceder é que, a atitude irresponsável de alguns consiga destruir projectos de interesse local que a maior parte das pessoas aprecia e respeita!

Unknown disse...

Meus caros:
Ouçam, ou melhor, leiam o que diz o João Filipe. Os jornalistas sabem melhor que ninguém daquilo que vocês se queixam. Com o tempo aprenderão a gerir. Não quer dizer que de vez em quando não se perca as estribeiras mas a verdade é que vamos criando a tal carapaça de que fala o João e aprendemos a encolher os ombros e a sorrir com desdém.
Não desistam. Estão a prestar um excelente trabalho à comunidade. No site do NO, simplesmente não validamos comentários anónimos ou ofensivos sejam para que for. Censura? Chamem-lhe o que quiserem...
Não é por acaso que estabeleceram as tais relações com a comunicação social regional.
Como diz o povo, deixem que os comentários de quem nada faz se não criticar à mesa do café «esbarrem na couraça da vossa indiferença». Não lhes liguem e, com o tempo, verão como as vozes se vão perdendo no vazio.
Um abraço e continuem a contar comigo e com o NO para vos dar força e para nos ajudarmos mutuamente
Aurélia

Unknown disse...

Meus caros:
Ouçam (leiam) o que diz o João Filipe. Quem há muito trilha caminhos do jornalismo sabe bem aquilo de que vocês falam. Mas vamos aprendendo a alhear-nos embora de vez em quando ainda sintamos «a tampa a saltar».
Agora desistir é que não me parece o caminho. No site do NO, por exemplo, não aceitamos ´comentários anónimos nem ofensivos seja para quem for. Censura? Chamem-lhe o que quiserem. Nós chamamos-lhe princípios.
Uma coisa não duvidem: vocês têm sido iportantes para as populações que servem e as relações com a comunicação social não acontecem por acaso. Já vos consideramos «dos nossos». Por isso, aprendam connosco e , como diz o povo, deixem que tais comentários «resvalem na couraça da vossa indiferença». Não esqueçam que só é criticado que faz alguma coisa, geralmente por quem nada faz.
Força rapazida, contem connosco porque nós queremos poder continuar a contar convosco.
Aurélia