A Associação Cultural e Recreativa do Vale do Peso – Charneca comemorou este fim-de-semana o seu 27º aniversário.
No sábado realizou-se um jantar em que participaram muitos amigos daquela casa, sendo animado por vários acordeonistas da terra.
Com o objectivo de promover o folclore e contribuir para o reforço da identidade cultural local, o Rancho Folclórico Rosas de Portugal organizou, à semelhança de anos anteriores, o Festival de Folclore. Este ano, pela primeira vez, o desfile dos ranchos decorreu pelas ruas da vila. Os quatro grupos convidados, nomeadamente, Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia, de S. Bartolomeu da Serra, do concelho de Santiago do Cacém; Rancho Folclórico Flores do Campo, de Valado dos Frades, do concelho da Nazaré; Grupo de Danças e Cantares da Sociedade Recreativa Valcavalense, de Vale de Cavalos, do concelho da Chamusca e; o rancho mais próximo, o Grupo Recreativo de Danças e Cantares Lagoense, da Lagoa do Furadouro concentraram-se junto ao Pavilhão Gimnodesportivo e desfilaram até à Praça Juvêncio Figueiredo. Nesta praça cada grupo apresentou uns momentos de dança “abrindo o pano” para a verdadeira actuação da tarde. As pessoas que assistiram observaram o contraste de danças, de cantares e de trajes de diferentes regiões.
Na sede da Associação os grupos confraternizaram num almoço cheio de produtos da terra.
De acordo com o protocolo do Festival de Folclore, seguiu-se a cerimónia de entrega de lembranças, para isso estiveram presentes da Câmara Municipal os Vereadores, José Alho e Lucília Viera, a Presidente da Assembleia Municipal, Deolinda Simões, o Presidente da Junta de Freguesia, Rui Vital e o Presidente da Assembleia de Freguesia, Alfredo Silva. Todos deram os parabéns à Associação e valorizaram todo o trabalho desenvolvido em prol da terra e da cultura. Para além da fita colocada nos estandartes, foram também oferecidas recordações do concelho. Posteriormente, iniciaram-se as actuações num espaço, recentemente, construído. Foi uma tarde repleta de grande qualidade e muita alegria.
Após as danças, ainda, houve tempo para partilhar entre todos, ranchos e público, um porco no espeto, oferecido pelo Sr.º Alfredo Silva e o bolo de aniversário. Participou neste momento, o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Fonseca, que aproveitou para visitar as recentes obras.
Fotos
http://cid-27649a02784a1980.skydrive.live.com/redir.aspx?page=play&resid=27649A02784A1980!106
4 comentários:
O Rancho está de parabéns ao decidir desfilar pelas ruas da vila. Todos sentimos que o centro é pouco utilizado para fins mais culturais. Indo ao encontro dos comentários e do próprio artigo de Ricardo Almeida - se o mercado fosse para outra zona que o tornasse mais atractivo, então o centro poderia estar equipado de outras estruturas propícias à organização de actividades lúdico e culturais. Gostei muito do desfile e no centro da vila poderia ser muito melhor, mas para isso não poderia haver feira no outro dia.
Tenho acompanhado o percurso do rancho da Charneca. Nos ultimos anos tem trazido ranchos de diferentes zonas.
Acho que devem continuar apostar nos desfiles e no festival, vão ver que dentro de poucos anos serão uma referencia na freguesia e no concelho.
Não concordo com o anonimo anterior A associação da Charneca é uma das mais dinamicas senão a mais da freguesia Já é agora uma referência para a freguesia Em relaçao ao folclore é a unica que trabalha de modo activo.
Parabéns ao Rancho por esta iniciativa
mas
muitos parabéns a todos os que ajudaram para que esta festa fosse um espetaculo ( principalmente as meninas do Porto do Carro)
Muito Obrigada...
Enviar um comentário