GNR dá apoio aos peregrinos

No âmbito das celebrações do 94º aniversário das aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR) está a desenvolver uma operação, até 13 de maio, com o objetivo de garantir a segurança e a ordem pública da deslocação de todos os peregrinos e das celebrações religiosas.

Anualmente acorrem a este evento centenas de peregrinos pedestres, que, muitas vezes, circulam em vias desprovidas de bermas ou com bermas deficientes e ainda com condições de iluminação deficitárias ou quase nulas, aumentando assim os riscos de atropelamentos. Neste sentido, o Comando Territorial da Guarda da GNR está a reforçar o seu dispositivo nas principais vias de circulação utilizadas pelos peregrinos, tendo especial atenção à Estrada Nacional 17, entre Celorico da Beira e São Romão, no concelho de Seia.

A GNR aconselha todos os peregrinos que se deslocam até Fátima a caminhar em fila indiana e não em grupo, na berma e pelo lado esquerdo da via, e a sinalizar o início e fim dos grupos. Além disso, não devem usar os Itinerários Principais (IP) nem os Itinerários Complementares (IC). A GNR alerta ainda para a importância do uso dos coletes refletores durante o percurso, mesmo durante o dia, aconselhando também a não usar auscultadores de rádio nem o telemóvel enquanto se caminha na estrada.

Não caminhar mais de 30 quilómetros por dia, e fazê-lo em passo moderado; fazer pausas de uma hora na caminhada da manhã e duas horas no fim do almoço; ter atenção permanente aos carros mesmo quando reza ou canta; e não andar sozinho de noite, são outros dos conselhos deixados pela GNR.

Sem comentários: