O Serviço Municipal de Protecção Civil recomenda a limpeza de bermas e valetas como forma de se evitarem inundações, com a chegada das primeiras chuvas.
No início do Outono, a quantidade de lixo depositado nas embocaduras dos sistemas de águas pluviais geralmente é elevada, situação agravada pela queda de folhas de árvores. Os detritos vegetais e outros materiais inertes, que durante a estação seca se depositaram ao longo das valetas das vias de comunicação, também contribuem para situações de obstrução dos canais de escoamento.
As primeiras chuvas de Outono são geralmente responsáveis pelo arrastamento e concentrações destes resíduos sólidos em locais inadequados (sarjetas, sumidouros e valetas), originando acumulações de águas pluviais que poderão provocar corte de vias de comunicação ou mesmo inundações nos pisos mais baixos de edifícios.
Recomenda-se que:
todas as entidades procedam à limpeza e desobstrução de sumidouros, valetas e outros canais de drenagem, removendo folhas caídas das árvores, areias e pedras que ali se depositaram previamente à época das chuvas.
cada cidadão deve também assegurar a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais dos quintais ou varandas e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados das habitações.

Sem comentários:
Enviar um comentário