Faleceu o Sr.Manuel Inácio da Ramalheira

É com imenso pesar que recebemos a notícia do falecimento do Sr. Manuel Inácio.
A resiidir em Ramalheira, na Freguesia de Freixianda, o Sr. Manuel Inácio foi autor do Livro de poesia popular intitulado "Brincando com coisas sérias", editado em 1995, que ainda se pode adquirir em muitas livrarias espalhadas pelo nosso País.

À família enlutada, o Freixianda.Blog deixa os mais sentidos pêsames.

Caro leitor, se tiver informações ou fotos do Autor, por favor faça-nos chegar para que possamos fazer um pequeno artigo de homenagem.
Muito obrigado.

Transcrevemos o comentário que nos fez chegar D.Irene Inácio, sua própria Filha:

"...nasceu na freguesia de Chãos,tendo após o casamento, estabelecido residência em Lisboa, ultimamente, reformado da GNR, se fixado no Casal da Sobreira, terra de onde é natural a minha mãe, e onde tinha casa; um homem com pouca instrução, mas com uma sensibilidade acima da media e um jeito para versejar que lhe vem de muito novo, dotado de uma memória incomum, parecendo por vezes um pouco alheado, mas sorrateiramente nos surpreendia com versos, onde se notava que tinha apreendido tudo o que julgavamos não estar a tomar nota, tenho histórias dele incriveis, nunca me cansaria de o relatar, para já digo:
obrigada Pai por me teres transformado na pessoa que sou, e à sua maneira deixo esta quadra que na loucura de o perder me saiu:

Meu pai tanto que caiu
Jesus sempre o amparou
Desde a queda da oliveira
Nunca mais se levantou.....

Aqui fica á maneira dele, a minha pequena homenagem. Pai estarás sempre comigo.
Irene Inácio"

Obrigado D. Irene. A equipa Freixianda.Blog

4 comentários:

Unknown disse...

Venho desta forma agradecer a vossa homenagem ao homem insubstituivel que foi o meu pai,e é nessa qualidade que só rectifico que o meu pai nasceu na freguesia de Chãos,tendo após o casamento,estabelecido residência em Lisboa,e ultimamente,reformado da GNR ,se fixado no Casal da Sobreira,terra de onde é natural a minha mãe, e onde tinha casa;um homem com pouca instrução,mas com uma sensibilidade acima da media e um jeito para versejar que lhe vem de muito novo,dotado de uma memória incomum,parecendo por vezes um pouco alheado,mas sorrateiramente nos surpreendia com versos,onde se notava que tinha apreendido tudo o que julgavamos não estar a tomar nota,tenho histórias dele incriveis,nunca me cansaria de o relatar,para já digo :obrigada Pai por me teres transformado na pessoa que sou, e á sua maneira deixo esta quadra que na loucura de o perder me saiu:

Meu pai tanto que caiu
Jesus sempre o amparou
Desde a queda da oliveira
Nunca mais se levantou.....

Aqui fica á maneira dele, a minha pequena homenagem.
pai estarás sempre comigo,
Irene Inácio

José Luis de Brito disse...

Há relactivamente pouco tempo, o Sr. Manuel Inácio, pessoa que sempre me respeitou e a quem sempre respeitei, teve um momento de azar, um descuidozito e ao queimar umas balsas o fogo foi mais ligeiro que ele e pegou-se a umas oliveiras, eu e alguns outros Bombeiros da secção, chamados pelos vigias, seguimos e apagamos aquilo. Falando com ele, tentei acalmá-lo pois ví o estado de nervos em que se encontrava. Quando começou a ficar mais calmo, disse-me que passaria pela secção para nos fazer um donativo, eu respondi-lhe, Sr Manuel, o melhor donativo que nos possa fazer e como conheço muito particularmente a sua veia poética, será fazer uns versos aos Bombeiros que teremos muito gosto em expô-los no quartel.
Ficou entusiasmado e garantiu-me que os faria, acredito que sim, mas o azar bateu-lhe à porta e decerto não houve tempo, mas peço à Familia, especialmente ao filho, de quem também sou amigo, que se um dia encontrarem algum rabisco me o façam chegar tal como estiver, se não está desde já perdoado e o nosso agradecimento será o mesmo. Que descanse em paz.
O Chefe da Secção de Freixianda e em nome de todos os Bombeiros.
José Luis Marques de Brito

Enciclopédia dos Inácios disse...

Obr. a todos pela solidariedade demonstrada, por todos os concidadâos. O nosso muito obrigado por tudo.

Deixamos a seguinte informação aos Freixiandenses:

- Sábado dia 21 pelas 19,00, celebrar-se-à a missa de 7º. dia do seu falecimento, na igreja Paroquial de Freixianda.
Desde já o nosso agradecimento a quem puder comparecer.

FAMÍLIA DE MANUEL INÁCIO

luis disse...

Os meus sentimentos, para a familia, INACIO FERRAZ, MANUEL ALICE e IRENE, com muita pena, de ter perdido un visinho,quando se fala, da pessoa que mais me entusiasmava, a lêr a voz da freixianda, para aprender os seus versos, paz a sua alma!

LUIS MANUEL RIBEIRO (LUIS ABOBORA)