Rio de Couros - Campeonato Nacional de Cross-Country - 2009

[clique nas fotos para aumentar]



Título diferente para Sandro Marcos
Sandro Marcos é o novo campeão nacional de Cross-Country, e isso significa que ao longo da sua carreira já conquistou títulos seniores em quatro modalidades diferentes. Este é o primeiro no Cross-Country, garantido em Rio de Couros - Ourém com a vitória na penúltima prova do Campeonato numa organização da agremiação Oureense "Natureza ACER".
Um triunfo nesta prova dava automaticamente o título a Sandro Marcos, e o piloto cumpriu esse objectivo, averbando aos 28 anos de idade mais um êxito para o recheado palmarés, no qual já cintilavam seis coroas seniores distribuídas por três modalidades distintas. Na verdade, sagrou-se campeão absoluto de Supercross em 2001, e na classe SX2 em 2005 e 2007; no Enduro, classe 125cc, em 2002, e de Motocross MX2 em 2007 e 2008.
Esta quarta e penúltima ronda do Campeonato disputou-se num percurso com alguns sectores bastante lamacentos devido à chuva caída nos dias anteriores, embora no dia da prova não tenha chovido durante a corrida, de duas horas consecutivas mais uma volta. Para a função compareceram 26 concorrentes.
Sandro Marcos tomou as rédeas da corrida desde o início, perseguido por Paulo Gonçalves e Paulo Felícia em renhido confronto. Sensivelmente a meio da prova, por ocasião da paragem na assistência, Gonçalves ainda surgiu no comando durante um par de voltas, mas depois Marcos repôs a hierarquia inicial, para vencer com 2m05s de vantagem sobre Paulo Gonçalves. Quanto a Paulo Felícia, foi desclassificado por ter atalhado o percurso, o mesmo acontecendo a outro piloto, Marco Vicente.
Na classe "Nacional", o aguardado duelo entre Joel Paiva e Norberto Teixeira saiu frustrado, pois nos treinos uma avaria na moto de Teixeira impossibilitou-o de disputar a prova. Joel Paiva obteve o 3.º lugar absoluto e dominou as operações na classe, terminando com 3m08s sobre António Pereira e 6m01s face a Daniel Xavier.
Por sua vez, Alberto Faria alcançou a segunda vitória consecutiva na classe "Promoção", na qual foi seguido por Carlos Teixeira a 4m40s, enquanto já com uma volta de atraso ficou o 3.º colocado, João Reis. Este "Nacional" de Cross-Country tem a jornada de encerramento marcada para 6 de Dezembro, em Gondomar.
HUMBERTO SANTOS GANHA NOS QUAD
Também os pilotos dos Quad estiveram em actividade nesta prova, a segunda pontuável para o respectivo Troféu de Cross-Country, com Humberto Santos a alcançar a vitória após animado despique com Paulino Cruz.
Os 17 pilotos presentes na categoria de Quad não cumpriram exactamente o mesmo percurso das motos, pois um sector particularmente enlameado não foi utilizado, além da alternativa aplicada na passagem de um curso de água.
A corrida durou hora e meia (mais uma volta) e Paulino Cruz foi o primeiro comandante durante um par de voltas, perdendo a seguir essa posição para Humberto Borrego. A seguir vinha Carlos Sá, que a meio da prova saíu de pista numa zona muito lamacenta, baixando para 13.º, de onde recuperaria até ao 7.º lugar final.
Humberto Santos surgiu inicialmente no quarto posto, mas foi evoluindo em ritmo muito certo e sensivelmente a meio da corrida conseguiu ascender ao comando. Na segunda parte da prova travou bom duelo com Paulino Cruz – os dois pilotos alternara então na liderança, mas na ponta final Humberto Santos conseguiu impor-se, para ganhar com 1m33s sobre Cruz. Roberto Borrego completou o pódio, a 5m24s do vencedor, e com o mesmo número de voltas chegou ainda o 4.º classificado, Bernardo Mendes. Este Troféu termina dia 6 de Dezembro, em Santo André.
Classificações absolutas:
Motos – Consagrados
: 1.º Sandro Marcos (Yamaha) 13 voltas em 2h11m34s; 2.º Paulo Gonçalves (BMW) a 2.05.
Classe Nacional: 1.º Joel Paiva (BMW) 11 voltas em 2h12m34s; 2.º António Pereira (Yamaha) a 3.08; 3.º Daniel Xavier (Suzuki) a 6.01; 4.º José Vieira (Yamaha) a 6.53; 5.º Pedro Vitorino (Husqvarna) a 6.56; etc.
Classe Promoção: 1.º Alberto Faria (Honda) 11 voltas em 2h21m29s; 2.º Carlos Teixeira (Husqvarna) a 4.40; 3.º João Reis (KTM) a 1 volta; 4.º Tiago Lopes (KTM) a 1 volta; 5.º Nuno Pereira (Yamaha) a 1 volta; etc.
Quads: 1.º Humberto Santos (Polaris) 10 voltas em 1h42m44s; 2.º Paulino Cruz (Suzuki) a 1.33; 3.º Roberto Borrego (KTM) a 5.24; 4.º Bernardo Mendes (Yamaha) a 12.05; 5.º Avelino Luís (KTM) a 1 volta; 6.º João Cruz (Yamaha) a 1 volta; 7.º Carlos Sá (Suzuki) a 1 volta; 8.º Rafael Acúrcio (Yamaha) a 1 volta.

Sem comentários: