Papa: Visita episcopal e oficial de Bento XVI a Lisboa, Fátima e Porto em Maio

O Papa Bento XVI realiza entre 11 e 14 de Maio uma visita oficial e episcopal a Portugal, onde visitará as cidades de Lisboa, Fátima e Porto, anunciou hoje o Bispo Auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo. O também coordenador da visita do Papa a nível eclesial anunciou em conferência de imprensa que esta deslocação de quatro dias de Bento XVI a Portugal terá três pontos altos: um "santa missa" na cidade de Lisboa, num local que ainda não está definido, as cerimónias religiosas em Fátima e uma outra missa na cidade do Porto. Esta visita está a ser articulada com a Presidência da República, estando prevista a presença do chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, em todas as cerimónias. Bento XVI terá também um encontro com o primeiro-ministro, José Sócrates, no dia 12, ainda segundo D. Carlos Azevedo.
D. Carlos Azevedo revelou que a visita "privilegiará três sectores da acção eclesiástica", nomeadamente a cultura, os padres e a organização da pastoral social.
A visita de Bento XVI, que terá 83 anos quando visitar Portugal, acontecerá no décimo aniversário da beatificação de Jacinta e Francisco, pastorinhos de Fátima, quando se assinala o quinto aniversário da morte da irmã Lúcia e ainda o centésimo aniversário do nascimento de Jacinta. A visita ainda não tem um tema definido, mas D. Carlos Azevedo adiantou que “andará próximo do anúncio da boa nova, valores e missão”. Os temas das celebrações já têm o tema escolhido. Em Lisboa será “Santidade e Evangelização”, em Fátima “Repartir com alegria” e no Porto “Igreja é missão”. Em Lisboa, o Terreiro do Paço é uma hipótese de espaço para acolher a missa do dia 11 de Maio, mas outras estão a ser equacionadas. Segundo D. Carlos Azevedo, é objectivo da organização que a missa se realize num espaço junto ao rio, de forma a que o Cristo Rei, cujo monumento está localizado em Almada, possa ser saudado pelo Papa.
Acompanhará Bento XVI uma comitiva de 25 pessoas, bem como 60 jornalistas.

Lusa

Sem comentários: