O som das palavras…(2)

Não basta dizer que somos um país de tradições, é preciso preservar, divulgar e transmitir às gerações mais jovens, esses saberes, sabores, ditos, músicas, danças…Enfim, cultura sábia, valiosa e sempre actual.
Se alguma coisa ainda se vai fazendo neste domínio, as Associações Culturais e Recreativas estão na linha da frente daqueles que teimam em não baixar os braços, enfrentam as dificuldades e como o próprio nome indica, recriam a cultura e definem uma identidade. Bem sei que não é tarefa fácil, na maior parte das vezes é um trabalho voluntário, assente na dinâmica de grupo e na concretização de um plano de actividades. Em alguns lugares da nossa freguesia a tradição ainda é o que era, aqui algum tempo, não muito, cruzei-me por acaso com um grupo de pessoas a quem faço questão de chamar corajosos, a pé, bem agasalhados, que afinal o frio não está para brincadeiras. Munidos de instrumentos musicais, mais ou menos arcaicos, mas de tradição e sem esquecer a apreciada concertina, porta a porta, apresentavam-se como reis e desejavam as boas festas. Talvez com pouco tempo de ensaio, mas afinados cantavam e contagiavam boa disposição. Não sei se a esmola foi grande e também não vem ao caso, certamente foi de boa vontade e merecida. “Qual será a força que os move? Qual o sentimento que os une?”, talvez algum deles nos queira contar!!!
Deixo os sinceros parabéns por mais esta iniciativa, fico à espera da continuação e apoiarei sempre que possível.
Mesmo sem o seu consentimento não posso terminar sem “denunciar” os tais corajosos, Associação Cultural e Recreativa do Vale do Pêso, Charneca, Freixianda, é caso para dizer que valem quanto pesam…

7 comentários:

DO CASTELO disse...

É em defesa da cultura que convido todos os interessados a participarem nos VIII Jogos Florais de Avis, uma iniciativa dos Amigos do Concelho de Aviz – Associação Cultural e cujo regulamento pode ser consultado em: www.aca.com.sapo.pt
Fernando Máximo

Jorge Santos disse...

infelizmente o ferido mais grave do acidente de sabado ( uma senhora residente na Charneca) acabou por falecer.

Anónimo disse...

é com satisfação que registo este reparo por parte do freixianda blog a esta associação da freixianda.
o esforço e dedicação destas pessoas deve ser reconhecido e apoiado.
espero que seja um estímulo á realização de novas actividades.

Anónimo disse...

é com satisfação que registo esta referência por parte do freixianda blog á associação da charneca.
espero que seja um estímulo á realização de novas actividades,na charneca e no resto da freguesia.

Manuel Pereira disse...

Afinal, que move estes populares associados?
Será concerteza o desejo infindável de não deixar cair por terra as tradições, pena que estes hábitos se estejam a perder dado que os mais novos não seguem as pisadas dos mais velhos...
Há que incentivar os jovens para a continuação destas culturas.
Um bom texto, um excelente tema.
Parabéns ao Blogue da Freixianda e a toda a sua equipa.

Norte Freixianda disse...

Em primeiro lugar parabéns pela escolha do tema! Tive oportunidade de mais um ano receber este grupo no meu lugar. Penso que percorrem os lugares a norte da freguesia. Agradeço ao grupo por continuar a divulgar esta tradição que se vai perdendo. Alguns anos atrás recordo-me que, na altura dos "reis", passarem vários grupos, muitos vindos de freguesias vizinhas, agora permanece apenas este. Força para o grupo e continuem a divulgar as tradições da nossa freguesia.

o nerd disse...

Boas

Sou um dos "tais corajosos", e como tal deixo um obrigado, pelo reconhecimento do nosso trabalho.

Neste mundo onde é mais apetecível a critica que o elogio, sabe muito bem saber que alguém nota, e que reconhece.

Claro está que "corajosos" é exagero, fazemos umas coisas que por vezes implicam esforço. Isto leva-nos para a questão da motivação, o porquê de andarmos para ali ao frio. A explicação é que somos acima de tudo um grupo de amigos que se juntam por um motivo, e o nosso motivo é preservar os costumes e tradições da nossa terra.

Para terminar, aproveito para agradecer a todos os que nos receberam nas suas casas, e prometer que pela minha parte, para o ano lá estaremos de novo.