Entrevista ao Presidente do Grupo Desportivo de Freixianda (GDF) - Fernando Bicho

Ciclo de Entrevistas a Pessoas ou Órgãos influentes da Freguesia de Freixianda

Entrevista nº 3/2010
Visado: Presidente da Direcção do Grupo Desportivo de Freixianda (GDF) – Fernando Bicho



INTRODUÇÃO
Fomos recebidos de braços abertos para efectuar esta entrevista e tirar fotos ao Presidente do Grupo Desportivo de Freixianda. Com toda a simplicidade, recebeu-nos na sede do seu clube.
É naturalmente um homem dedicado áquela casa, que tem conseguido mostrar trabalho, que tem feito esforços para elevar um clube, que na opinião dos menos informados tem estado inactivo. Na verdade, pudemos presenciar algumas actividades que decorriam durante a nossa visita, naquele mesmo espaço.
O Freixianda.Blog felicita a equipa que mantém activa a luta por melhores condições para os nossos jogadores/representantes.

 ENTREVISTA
1. Freixianda.Blog (FB) – Quantos atletas representam actualmente o GDF e em que modalidades?
Fernando Bicho (FRB) – O GDF tem 51 atletas federados na modalidade de Futsal repartidos pelo escalão juniores masculinos, sénior feminino e sénior masculino.

2. FB – Em relação às actividades realizadas na sede do clube, que actividades são estas e o que deve fazer quem estiver interessado em participar?
FRB – A sede do clube depois das obras nela realizadas, ficou dotada de melhores condições para várias actividades nesse local, nele tem existido reuniões, colóquios e actividades que visam a angariação de fundos para a vida do GDF.
Temos um grupo de hip hop infantil com 22 elementos e um juvenil com 21 elementos, com aulas às Terças e Sextas-Feiras das 17h ás 18h o grupo infantil e o juvenil das 18h ás 19h.
Um grupo infantil de Karaté com 5 elementos com aulas às Terças e Sextas-Feiras das 20.30h ás 21.30h e um grupo sénior de full contact de 7 elementos com aulas ás Terças e Sextas- Feira das 21.30h ás 22.30h.
Um grupo feminino de aeróbica com 15 elementos inscritos, com aulas às Segundas e Quintas-Feiras das 21h ás 22 horas.
Para estas ou outras actividades que desejarem na sede devem contactar através dos números 933757660 ou 938377830

3. FB – Ao nível das infra-estruturas desportivas, a Freixianda dispõe de um pavilhão moderno, totalmente equipado, que é utilizado pelo GDF. Podemos dizer que as condições de trabalho oferecidas às equipas são suficientes?
FRB – Não, não são suficientes para as equipas do GDF nem para a população em geral. No meu entender é necessário e urgente a realização de um espaço desportivo aberto onde sem burocracias ou grandes pedidos prévios, se possa praticar desporto, como o Futsal, Ténis e outros desportos, pelas equipas do GDF, Sócios e população em geral. Este espaço não só viria descongestionar o Pavilhão como proporcionar uma prática desportiva mais económica, pois as horas no pavilhão tem que ser pagas.
Várias pessoas e outras colectividades já tentaram requisitar horas no pavilhão e isso tem-lhe sido negado pela indisponibilidade do mesmo. O GDF tem nove horas por semana no pavilhão, para as três equipas federadas. Com a criação deste espaço poderia ter mais escalões sem que isso aumentasse muito o orçamento anual
Esta foi uma batalha que muito me empenhei, tendo o anterior executivo da Câmara feito a promessa dessa realidade, penso que o actual executivo é solidário com o executivo anterior. É um projecto que o GDF não consegue levar a cabo sozinho, e também não tenho o apoio da Junta de Freguesia porque solicitei uma reunião no mês de Novembro com o executivo e embora eu tenha feito varias insistências, até ao momento essa reunião ainda não me foi facultada. Reconheço que o executivo tem o direito de planear as infoestruturas para a freguesia e suas prioridades. Eu considero prioritário um espaço onde a população possa fazer desporto, em relação a um espaço onde a população pode entre outras coisas beber à vontade sem sujar as suas casas, como por exemplo um parque de merendas.

4. FB – Os adeptos e os patrocinadores são dois pilares importantes no sucesso das equipas. O GDF sente esse apoio?
FRB – Claro que reconhece e agradece, tanto com a prática desportiva que proporciona como com os resultados desportivos que tem obtido. Não é novidade que para que as pessoas apoiem é preciso pedir-lhe, mas infelizmente o GDF tem sido gerido quase só por duas pessoas que andam com a língua de fora e algumas a tentar-lhe meter a mão na boca para ver se elas explodem. Uma associação desportiva é diferente de outras. As equipas do GDF treinam todas as Segundas, Terças, Quartas e Sextas-Feiras e gasta dinheiro para isso. Ao Sábado e Domingo vão jogar e tem que gastar dinheiro para isso, e os atletas normalmente não são sócios do Clube. Noutras associações normalmente não tem acções diárias e as suas actividades são para os seus sócios e são eles que vão expor o seu trabalho e muitas vezes ainda recebem para isso. Numa associação desportiva todos os dias há assuntos a resolver ou a planear.

5. FB – Sabemos que não é fácil suportar financeiramente despesas como; inscrição de jogadores, deslocações e outras despesas correntes. O GDF conta com algum apoio por parte da Câmara Municipal ou da Junta de Freguesia?
FRB – Sim não é fácil. Não se pode ser doido mas por vezes ajuda muito para nos metermos em certas coisas. As associações tem que ser capazes de gerar receitas próprias e não estar dependentes de apoio das câmaras ou juntas de freguesias. Pelo menos depois que sou presidente o GDF tem sido descriminado negativamente, basta ver a atribuição de subsídios que o anterior executivo fez e outros serviços que tem sido dados a outras associações, e compará-los com o número de atletas e equipas delas, com as que o GDF tem. O executivo da junta anterior nunca nos ajudou muito, mas também não nos prejudicou. Este executivo exige e talvez bem, muito mais burocracia mas já tomou decisões em que prejudicou o GDF, são exemplo disso o tempo que demorou a reparar uma fechadura da carrinha e o timing que escolheu para nela fazer uma reparação, as obras e limpezas que fez noutras associações e no GDF recusou. Estou contente por terem feito certas coisas noutras associações mas não percebo porque no GDF isso não acontece. É verdade que quando nos servimos da carrinha com este executivo ela tinha sempre gasóleo, mas não se pode dizer que o GDF gasta 100€ de gasóleo por semana. O Sr. Presidente da Junta e o Sr. Presidente de Assembleia conhecem bem por dentro a vida do GDF e suas dificuldades, e penso que quando tiverem disponibilidade ou acharem a altura certa com certeza que vão ajudar o GDF.

6. FB – A situação em que se encontra o Campo de Futebol 11 (Campo de Futebol das Presas de S.Miguel) tem sido alvo de várias críticas.
Por acharmos uma questão pertinente, gostaríamos de saber se tem algum projecto para aquele espaço ou de que forma gostaria de o ver aproveitado?
FRB – De certa forma eu já respondi a essa questão na pergunta nº3. Desde o primeiro dia que tenho uma ideia para esse espaço e por ela muito lutei, mas as cores que por vezes os dias têm não nos deixam concretiza-las, quem fica a perder é a população e sinto-me com o pés cortados para o poder concretizar.
Em relação ao próprio campo de Futebol 11 para que ele esteja melhor, é preciso que nele existam actividades e verbas para nele investir. Quando tomei posse, o GDF tinha muitas dívidas na praça pública, processos em contencioso e estava inactivo desportivamente. Neste momento tem três equipas federadas a competir e as poucas dívidas que tem são pagas dentro em breve e concluímos as obras na sede com a grande ajuda do Sr. Humberto Piedade. Não é fácil fazer mais e é impossível fazer tudo.

7. FB – Num comentário que fez a um artigo aqui mesmo no Freixianda.Blog, o Sr. Fernando Bicho manifestou a intenção de abandonar a presidência do clube. Confirma esta decisão?
FRB – Sim confirmo! Para se ser presidente do GDF nos moldes actuais é preciso ter tempo físico e psicológico e neste momento não tenho. Penso que as eleições para uma nova direcção são no próximo dia 27. Não me vou recandidatar, mas estou convicto que vão aparecer listas.

8. FB – Sente-se de alguma forma pressionado a fazê-lo?
FRB – Não sou uma pessoa pressionável, mas penso que sei analisar o timings para certas coisas. Quando existem entidades que não apoiam o presidente este tem que sair para dar lugar a outras pessoas porque não estou agarrado ao lugar, nem nunca me servi dele.

9. FB – Esta última questão, à semelhança das entrevistas anteriores, fica um pouco ao seu critério. Poderá falar aos jogadores, aos adeptos, à população ou a quem entender. Dirija uma palavra.
FRB – Quero agradecer a todas as pessoas, empresas e entidades que nos apoiaram, por vezes também elas com dificuldades. Um agradecimento a todas as pessoas da minha lista e um agradecimento especial ao Sr. José Luis Maia pela forma assídua e dedicada que desempenhou todas as tarefas. Um agradecimento também para alguns críticos que me deram força para dirigir o GDF, estes agora tem a oportunidade de fazer melhor.

FB - O Freixianda.Blog agradece a sua disponibilidade e felicita-o pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver na direcção do Clube. Resta-nos desejar-lhe as maiores felicidades na sua vida pessoal e profissional.

15 comentários:

Anónimo disse...

á grande GDF
mas o MVM é maior :)

Anónimo disse...

O trabalho que o sr. fernando bicho tem desenvolvido no gdf é de louvar,a dedicação ao clube é inegável,dizer que a junta reparou uma carrinha numa determinada altura para prejudicar deliberadamente o gdf é que me parece exagero.
Não devemos misturar os assuntos,ao desporto o que é do desporto,á politica o que é da politica.

Anónimo disse...

Que diabo,então a junta é uma malvada que decidiu aniquilar o gdf????

Freixianda disse...

O que vale é que há pessoas inteligentes na nossa Freguesia. Fico muito feliz:)
E Todos reparámos que o Sr. Fernando Bicho tem algo contra o Nosso Presidente de Junta e Presidente de Assembleia.

O GDF vai continuar :) :) e com mais força:) porque a Freguesia cada vez está mais forte e unida.

Ribeira do Fárrio disse...

É pena que se vá embora. O Fernando tem dado a cara em muitos problemas que foram surgindo no GDF ao longo destes anos. Sempre defendeu o clube com unhas e dentes. Sei de muitas situações em que ele andou no seu próprio carro a caminhar para aqui e para ali com um ou outro jogador para treinarem ou tirarem formações. É de louvar o Freixianda.Blog ter entrevistado este homem antes de anunciar a sua saída!

Nota-se realmente um certo xoque entre o Bicho e e Rui Vital, mas isso são assuntos que se ultrapassam facilmente. Eles são adultos e saberão distinguir as coisas.
Vamos apoiar este homem para ficar...

António Costa disse...

Sou um dos que fundaram o GDF, na década de 70 com muitos sacrifícios e lutas. Uma das grandes lutas foi a transferência do Campo de Futebol de 11 para o actual espaço.
Por isso dói vê-lo no seu actual estado de abandono, bem como todo o espaço envolvente.
Julgo que o actual presidente do GDF tem feito algum trabalho a prol do desenvolvimento do GDF. Quero no entanto chamar à atenção que há mais de um ano pedi, e por mais que uma vez, uma proposta para me tornar sócio e até hoje ainda estou à espera da dita que o Sr Fernando Bicho, me prometeu arranjar, pois, por meu azar, quando o encontrava, nunca tinha nenhuma com ele.

Anónimo disse...

eu acho que tudo este bla bla bla do sr pr. FRB do GDF se resume a que a culpa é do sr pr. da junta RV do MVM nos populares temos 2 olhos na cara e 1 ao fundo das costas vamos ser mais unidos e o sr. FRB nao diga que o antigo execotivo é que era bom por ser do PSD.
como diz alguem nota negativa para este discursso
o GDF nao é politica mas sim um grupo desportivo sr. presidente Fernando Bicho para entrar na politica tem de fazer o MVGDF
e mais nao digo
viva o Salazar que faz cá muita falta

Anónimo disse...

Já que estamos a falar de desporto,deixo aqui o exemplo de alguém que com muito menos"barulho"leva os seus atletas a provas nacionais e internacionais de atletismo.
O sr. antónio,TÓ como é conhecido,tem uma vida dedicada ao associativismo e em especial ao atletismo na maior parte das vezes,pelo menos no principio,com dinheiro do seu próprio bolso.
É verdade que eu sei!
Se o TÓ fosse um homem do futebol,talvez pudesse fazer exigencias mesmo sem apresentar resultados como é do atletismo,apresenta bons resultados e continua a lutar como pode pelo verdadeiro desporto.
Obrigado por tudo o que tem feito,mais tarde ou mais cedo o valor é reconhecido a quem o tem.

Norte Freixianda disse...

Admiro todo aquele que de forma voluntária coordena, que faz "andar" um grupo, nos diferentes âmbitos: cultural, desportivo, etc. Perspectivava por isso, que nesta entrevista o Sr. Presidente destaca-se o trabalho desenvolvido, as suas maiores dificuldades e alegrias, entre outros aspectos. O que eu não esperava, mesmo, era que aproveita-se para expor comentários mais depreciativos sobre a Junta de Freguesia, atrevo-me a apelidar de “lavar roupa suja em praça pública”.
De certeza quando optou por esta resposta, não o fez de ânimo leve. Se o Sr. Presidente pretendia criar ou alimentar polémicas e intrigas, para mim enquanto leitora acabou por perder alguma credibilidade e consequentemente, o resultado global desta entrevista é negativo.
Continuação de bom trabalho e felicitações ao GDF

Anónimo disse...

A verdade é que entre associações e a junta de Freguesia existem sempre alguns atritos, e mentiroso será aquele que diz que a junta de Freguesia faz tudo o que pende na sua associação! Porque ai sim, algo estaria mau... a nossa freguesia tem imensas associações desde o desporto à cultura todas elas tem os mesmos direitos e devem sempre que possível serem apoiadas pela junta. Bom agora o que me preocupa é que se realmente não existem sócios ou se é assim tão difícil ser sócio desta associação, como é que o GDF vai a eleições?? e mais que isso, como vão aparecer listas de sócios??? já nem falo de cotas em dia e tudo o que dai ade vem... que será sem dúvida necessário para se poder candidatar a qualquer cargo numa associação...

lugar da Freixianda disse...

Adorei o último comentário.
Sou uma das pessoas que também queria ser sócio e saber como estava a lista e a resposta do sr Fernando Bicho era que só ele precisava de saber.

Por isso apoio todos os comentários e reforço a ideia que o GDF vai para a frente.

O GRUDER com menos meios e problemas estão bem vistos, nunca houve queixas de nada.

A culpa será de quem???

Anónimo disse...

tua, lugar de freixianda.

Só criticam, mas fazer algo, não tenho tempo, as gentes da Freixianda são muito ocupadas, felizmente sempre se aproveita alguém que dá do seu tempo para fazer algo de bem, OBRIGADO a essas poucas pessoas.

Magnolia disse...

Parabens pelo blog.
É triste ler uma entrevista destas.
Eu pagava quotas quando andava na eurobica (era a primeira condição), mas nunca vi o meu cartão, nunca fui informada das reuniões de socios ou de qualquer outra movimentação que esta "associação" fazia. Para mim esta associação não me parece muito clara.

Gostaria de salientar o trabalho do Senhor TÓ, que mesmo sem condições faz milagres com os seus atletas!

Ele sim é um Senhor do desporto que a Freixianda despresou.

Anónimo disse...

Ao fim de tantos comentários tenho pena que o Sr. Fernañdo ainda não tenha sido capaz de vir aqui esclarecer algumas perguntas e dúvidas... enfim...

Anónimo disse...

Peço desculpa ao sr. magnolia mas vou repetir uma parte do seu comentário para que todos os leitores do blog não esqueçam:

"O TÓ é um homem do desporto que a freixianda despresou"