ÚLTIMA HORA

Primeiro-ministro demite-se, partidos são unânimes a pedir eleições


O primeiro-ministro, José Sócrates, apresentou hoje a demissão ao Presidente da República, que ainda não a aceitou, mas todos os partidos são unânimes na defesa de eleições antecipadas.


O pedido de demissão de José Sócrates foi anunciado através de uma nota da Presidência da República que, contudo, salienta que o Governo se mantém “na plenitude de funções até à aceitação daquele pedido”.
“Com vista à resolução da situação política decorrente do pedido de demissão do primeiro-ministro, o Presidente da República, nos termos constitucionais, irá promover, no próximo dia 25, audiências com os partidos representados na Assembleia da República”, lê-se ainda na nota da Presidência da República.
Nessa reunião, o chefe de Estado irá ouvir os partidos para tentar encontrar outra solução de Governo dentro do atual quadro parlamentar.
Se não for possível a atual Assembleia da República gerar um novo Governo, como é previsível, o Presidente da República deverá então aceitar formalmente o pedido de demissão de José Sócrates e dar início ao processo de dissolução do Parlamento, ouvindo novamente os partidos e o Conselho de Estado.
Numa declaração que se seguiu ao encontro com o Presidente da República, Sócrates foi claro ao dizer que a crise política só poderá ser resolvida pela “decisão soberana dos portugueses”.
Sócrates justificou o pedido de demissão por considerar que “a oposição retirou ao Governo todas as condições” para continuar a governar. O Parlamento aprovou ao início da noite cinco resoluções de rejeição do chamado PEC 4 proposto pelo Governo, incluídas em projetos do PSD, CDS-PP, PCP, BE e Verdes, deixando em minoria o PS, que votou contra todas elas.
Também o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, defendeu que será o caminho eleitoral que poderá permitir ao país ter um novo Governo “com mais força e mais determinação”.
Na mesma linha, o presidente do CDS-PP, Paulo Portas, defende que a democracia existe para resolver situações como a atual e até já fala em compromissos para a campanha eleitoral.
O secretário-geral comunista, Jerónimo de Sousa, também pediu que seja devolvida a palavra aos portugueses e apelou a “uma mudança de política”, afirmando que o PSD “concordava” com as propostas do Governo.
Já o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, rejeitou que o partido tenha aberto a porta a um Governo de direita, alegando que o país atingiu o “limiar da resistência”, e afirmou que o seu partido quer vencer, além do PS, também o PSD.

@Lusa

deixe o seu comentário...

6 comentários:

Unknown disse...

As boas notícias continuam: sondagem dá ao PS uma percentagem que é METADE da do PSD. Para mim, a prioridade do país neste momento deve ser afastar Sócrates do poder. De vez.

Sérgio Almeida disse...

para lá meter um gajo que como primeira promessa eleitoral refere a subida do iva????
ficamos realmente a ganhar.....

João Filipe Oliveira disse...

Por mim, metam lá o gajo que meterem. Desde que não seja um que logo no dia a seguir a uma entrevista seja logo acusado (outra vez) de mentir. Desta vez foi sobre o CONSELHO DE ESTADO. Falta de vergonha tem limites. Mais vale o IVA a 30% do que esta miséria moral em que caiu o nosso país.

sergio almeida disse...

na minha opinião mais vale cortar nas mordomias da função publica e classe politica, do que aumentar um imposto cego que atinge todos, mas são opiniões.
mentir? todos mentem e não defendo um em relação ao outro, mas a furia anti-socratica por parte dos professores atinge niveis patologicos, alguem acha realmente que o passos coelho dará um bom primeiro ministro?
para mim o socrates e o passos coelho são como a pepsi e a coca cola....farinha do mesmo saco.

Anónimo disse...

Depois do Congresso do passado fim-de-semana os portugueses hoje sabem aquilo que ja desconfiavam... quem a 5 de junho votar PS esta simplesmente a vota em Socrates com as suas ideias idiais e egoismos e nao nos valores e ideias em que assenta o Socialismo.
Aumento de IVA entre outras medidas, mais gravosas para os portugueses sao o resultado do "esta tudo controlado" do eng. Socrates e do seu MF... Nao votei PS nas ultimas legislativas, porque se o tivesse feito hoje sabia que tinha sido enganado e iludido... mas para isso nem preciso de ir tao longe, basta me olhar pro nosso concelho, Ourem...

Anónimo disse...

Ao ponto em que o País chegou!... Como é possivel um primeiro ministro arrazar o País, estar metido em escandalos que não são resolvidos,em que os investigadores são ameaçados, humilhar o povo perante o estrangeiro,etc. etc. Um ser sem vergonha que se recandidata a lider do seu partido(PS)é reeleito pela sua seita e agora tem o desplante de se recandidatar novamente a primeiro ministro, enganar o povo com promessas como se nada tivesse acontecido.Como é possivel ver reformados aplaudir esse sr. agora em campanha será possivel que o povo se deixa enganar novamente?