OURÉM REDUZ FREGUESIAS PARA 1/3!!!!

O Governo quer reformar o poder local em quatro eixos prioritários. Um deles é a organização do território, e a intenção é mudar completamente o quadro que existe actualmente, de 4.260 freguesias. O Governo não se compromete com uma meta, mas o secretário de Estado da Administração Local, Paulo Júlio, afirmou recentemente que o resultado final não deve ser inferior a uma redução de mil freguesias.

Freguesias que ficam:

Fátima
Freixianda
Espite
Alburitel
Urqueira
Seiça

Freguesias a serem extintas:

Atouguia
Casal dos Bernardos
Caxarias
Formigais
Gondemaria
Olival
Nossa Sra. das Misericórdias
Nossa Sra. da Piedade
Rio de Couros
Matas
Cercal
Ribeira do Fárrio

2 comentários:

Luís disse...

Diz-se que as cadelas apressadas parem os cães cegos. O que o articulista fez foi uma leitura errada dos dados publicados no "Livro Verde", onde se estabelecem os critérios para a viabilidade das freguesias, ou julgará o Jorge que Caxarias será extinta, ou a sede de concelho deixará de ser sede de freguesia? Uma consulta ao Castelo ou mesmo ao Bisca poderia ter ajudado o articulista a interpretar melhor os dados do "livro Verde"...

Unknown disse...

Há um erro evidente de interpretação.

Realmente há 6 freguesias que estão dentro das condições para se manterem como estão atualmente. E há 12 que não reúnem as condições exigidas pelo governo. Mas isso não quer dizer que vão desaparecer, vão provavelmente ser anexadas entre si. Isso dará para aí umas seis freguesias resultante da fusão das 12. Portanto, não se propõe a redução para um terço. Será talvez para DOIS terços, na pior das hipóteses será para metade. É um bocado diferente.