Entrevista exclusiva do Freixianda.Blog ao Presidente da Junta de Freguesia de Freixianda

Ciclo de Entrevistas a Pessoas ou Órgãos influentes da Freguesia de Freixianda

Entrevista nº 1/2010
Visado: Presidente da Junta de Freguesia de Freixianda - Rui Vital


Freixianda.Blog (FB) – O Rui Vital e o MVM (Movimento Viva Melhor) protagonizaram na Freixianda uma acção de campanha sem precedentes que culminou com a sua eleição para Presidente da Junta de Freguesia. O que sentiu nesse dia de vitória?

Rui Vital (RV) - Nesse dia Histórico de 11 de Outubro de 2009, senti que a maioria dos nossos residentes pensavam como eu e a minha equipa e é claro senti-me muito feliz e principalmente feliz pela nossa terra, senti uma grande responsabilidade porque sempre quis e quero o melhor para a nossa terra. É um dia que a Freixianda nunca mais vai esquecer, foi o dia da mudança.
FB – Iniciou funções como Presidente da Junta à relativamente pouco tempo e estará ainda numa natural fase de adaptação. Quais as maiores dificuldades com que se tem debatido?
RV - Como esperava, tive algumas dificuldades o que era normal, novas caras, novos métodos de trabalho e a pressão de uma grande responsabilidade, mas graças a Deus consegui rapidamente adaptar-me, posso adiantar-vos que estamos totalmente integrados nestas novas funções, mas uma das maiores dificuldades foi encontramos uma casa, do nosso ponto de vista, desarrumada na parte da gestão de obras, de funcionários e segundo a opinião destes, estão muito mais contentes com o nosso método de trabalho.

FB – Estão a decorrer trabalhos com vista à requalificação de algumas estradas da Freguesia. Além das estradas qual a principal preocupação da Junta de Freguesia num futuro próximo?
RV - A nossa principal preocupação sempre foi o bem estar dos nossa população, desde já melhorar a sua qualidade de vida, onde começamos por um bem necessário; as vias de comunicação, onde se tem presente que nenhuma freguesia consegue evoluir se não tiver bons meios de acesso, para futuro próximo queremos consolidar os jovens oferecendo condições para ficarem.

FB – A revisão do PDM e a implementação da Zona Industrial foram as propostas mais sonantes do MVM. Em relação a estes dois aspectos, a Freixianda pode esperar por boas notícias até final do seu mandato?
RV - Como todos nos sabemos são obras que na Junta de Freguesia não temos capacidade nem poderes para fazer mas posso adiantar-vos que após a aprovação das reparações na rede viária foi o passo que demos insistindo com a câmara nesse sentido; construção da zona industrial, revisão urgente do PDM e ainda a ligação rápida ao IC9, como todos sabem também era uma das promessa do actual presidente da câmara e segundo as informações que tenho, estão a andar a passos largos.

FB – Praticamente no final do seu mandato, o anterior executivo deu início a duas obras, por sinal polémicas e de funcionalidade discutível, a Variante à Freixianda e o Parque de Merendas. O que pensa fazer nestas duas situações?
RV - Esta é uma questão difícil (risos)
Sobre a variante muito sinceramente ainda não sabemos como tentar rentabilizá-la, pois como todos vos percebem, de Variante só o nome, pois não tem condições para tal, porque no meu ponto de vista uma verdadeira variante será a ligação rápida ao IC9, com início no cruzamento da Granja, em direcção ao Vale de Cavaleiros, passando pela Perucha, Valongo, com destino ao nó do Pinheiro, sobre os terrenos do parque de merendas posso adiantar-vos que já continuámos na aquisição dos terrenos, pois não podemos esbanjar os dinheiros já gastos e também vos posso dizer que já estamos a elaborar um projecto para um verdadeiro parque de merendas e de lazer, onde queremos enquadrar, nos próximos anos as recepções aos peregrinos onde já estamos a trabalhar para este ano mas noutro local, na impossibilidade de não o conseguirmos a tempo.

FB – Embora saibamos que não faz parte das propostas eleitorais do MVM, o Complexo Escolar parece vir a ser uma realidade. Concluído este projecto, o que fazer com o edifício da actual Escola Primária?
RV - Como bem diz não era uma proposta do MVM, mas a realidade é outra, como já havia investimentos por parte da câmara na aquisição de terrenos para o novo complexo escolar e nos achamos que é melhor ter um novo do que um restaurado, então aí a nossa decisão passou por começarmos a planear um projecto do complexo escolar com vista a conseguir ganhar uma das candidaturas que o nosso governo irá apresentar, já em relação ao edifício da actual escola de 1º ciclo ainda não sabemos que ocupação lhe iremos dar, mas garanto que lhe daremos a melhor ocupação possível na altura, mas ainda é muito cedo para falarmos nisso. Ainda há um grande trabalho pela frente.

FB – A função que desempenha permite um conhecimento mais aprofundado dos lugares, das colectividades, das pessoas… É hoje um homem orgulhoso da sua terra?
RV – (Risos) (Risos) Não! Não lhe chamaria um homem orgulhoso, que não sou e sempre tentei ser a mesma pessoa e considero que assim é que tem que ser, mas sim, sinto que tenho muito orgulho como sempre tive em viver na nossa linda freguesia mas desde que exerci o cargo, posso dizer-vos que passei a conhecer melhor a nossa freguesia, o nosso povo, as nossas associações e descobri que por vezes ouvimos falar mal delas mas quem mal delas fala é porque não conhece a realidade. Posso até apresentar alguns exemplos, como o GDF, que tanto mal se fala, mas que se esquece que é uma casa onde praticam dsporto mais de 100 jovens. Também o rancho Rosas de Portugal que tem actualmente um rancho infantil com cerca de 30 crianças, onde fiquei claramente impressionado, com tanta aderência dos miúdos, o que considero muito importante para não se acabarem com as bonitas tradições, não esquecendo o grande trabalho realizado pelos Lírios do Nabão, pela Bestomontanha, pela associação de pais, pelos Caçadores, e quando me diziam que na Freixianda nada funciona, é porque só querem ver o mal, e não querem ver o bem, como por exemplo os Bombeiros que estão a fazer um trabalho notável e mesmo as varias comissões das capelas, onde se entregam de corpo e alma, pela nossa terra tal como os do S. Pedro da Avanteira, Perucha, S. Jorge, Ramalheira, etc.… etc.…
Sabem qual é o grande problema é como o ditado diz: «a galinha da vizinha é melhor que a minha» (Risos)

FB – Por último, o Freixianda.Blog convida-o a deixar aqui uma mensagem a todos quantos acreditaram e depositaram em si toda a confiança.
RV - Gostaria de agradecer a todos os que depositaram toda a confiança em mim e a toda a minha equipa, não esquecendo todos aqueles que nos apoiaram directamente ou indirectamente porque sem esta grande união não teríamos conseguido. Mas neste momento para mim e penso que para todos as eleições já passaram por isso digo a todos que não se irão arrepender e posso garantir que tudo farei para que tenhamos uma freguesia da qual todos terão orgulho de nela viverem.
Uma vez que tenho esta oportunidade queria pedir a todos e desde já com toda a minha humildade as minhas sinceras desculpas, porque vos tinha prometido o esfalfamento em 90 dias da EN365 mas por vários motivos, como o mau estado climatérico, não consegui a tempo, mas será um atraso só de uns dias.
Um muito obrigado a todos, e acreditem que tudo aquilo que prometemos é para cumprir, Começámos com a isenção da taxa da Casa Mortuária para todos os residentes, reparação do Cemitério de Freixianda e conclusão do mesmo, cuja obra está já adjudicada; limpeza de valetas, a decorrer neste momento; limpeza das regadias onde já tenho um projecto em fase de aprovação no Proder; apoio aos peregrinos, no qual já estamos a preparar uma mega recepção na peregrinação a Fátima do mês de Maio e não esquecendo um muito obrigado e os meus sinceros parabéns ao Freixianda.Blog e a todos que nele colaboram pelo excelente trabalho que nele têm feito. Muito obrigado

O Freixianda.Blog agradece a sua disponibilidade e deseja-lhe sucesso no exercício do seu mandato.

2 comentários:

Anónimo disse...

Julgava que o tapete da 356 já vinha do executivo anterior. Estava enganado!!!

Anónimo disse...

Tem razão,o senhor Presidente,há projectos iniciados no mandato anterior que não podem ser postos de lado,pois seria desperdício de dinheiros já gastos.
Desejemos, antes de tudo,que o novo Presidente seja bem sucedido nas suas tarefas para merecer o nosso apoio e sermos todos mais felizes na nossa terra.