Reactivados balcões da Segurança Social

Após um período de preparação dos serviços, os balcões de Segurança Social nas vilas de Olival, Caxarias e Freixianda, concelho de Ourém, já estão a funcionar. Nestes espaços vai ainda funcionar um projecto-piloto de descentralização dos serviços camarários, assim como disponibilização de serviços do Centro de Emprego. O presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca (PS), manifestou-se em Setembro contra o encerramento dos balcões da Segurança Social de Caxarias e Freixianda, tendo procurado junto do Ministério do Trabalho e Solidariedade uma solução para as duas localidades.
A decisão foi criar nessas sedes de freguesia e no Olival um balcão de atendimento da Segurança Social, com funcionários do município. Funciona ainda uma extensão da Câmara de Ourém, um projecto-piloto de um ano que permitirá aos cidadãos resolverem alguns problemas sem ser necessário deslocarem-se a Ourém.
Os balcões do Olival e Caxarias (vai abranger ainda Casal dos Bernardos e Rio de Couros) entraram em funcionamento na segunda-feira, 3 de Janeiro, nas juntas de freguesia. O balcão de Freixianda (vai abranger também Ribeira do Fárrio e Formigais) entra em funcionamento dia 17 de Janeiro, no edifício multiusos.
Na abertura dos três balcões, segunda-feira de manhã, dia 3, a vereadora Lucília Vieira (PS) explicou que o objectivo é criar nestes espaços um “serviço de proximidade”. “Não é por acaso que estamos nas juntas de freguesia, queremos trabalhar numa equipa. Queremos que isto seja uma extensão da loja do cidadão”.
Por seu lado, Paulo Fonseca sublinhou que não se trata de balcões onde os pedidos de licença, por exemplo, possam ficar resolvidos de um dia para o outro. “É um balcão piloto onde se pretende durante um período de um ano que haja uma proximidade entre a câmara municipal e o cidadão, onde este pode recolher alguma informação. O balcão vai procurar responder o mais rápido possível”.
Presente na ocasião, Maria Lurdes Botas, do Instituto de Emprego de Tomar, explicou que nestes balcões vai estar ainda disponível informação sobre acções de formação para 2011, informação mais alargada em termos dos programas do Instituto de Emprego, como os estágios profissionais, ofertas de emprego e oferta formativa, sendo que os desempregados podem fazer aí a sua apresentação quinzenal. Uma forma de estar mais próximo das pessoas e, no caso dos desempregados, estar atento para que “as pessoas não fujam às suas responsabilidades”.
in O Mirante

Sem comentários: