Menos 21 mil euros gastos com as Festas de Ourém em 2010

Na última sessão da Assembleia Municipal de Ourém, o deputado municipal Manuel Guerra (PSD) questionou o presidente do município, Paulo Fonseca (PS), sobre o orçamento das Festas de Ourém e quem havia patrocinado o projecto. Dada a qualidade do programa, que incluía artistas como Deolinda ou Luís Represas, o deputado lembrou que ainda há pouco tempo Paulo Fonseca se queixava do endividamento da câmara municipal. Paulo Fonseca afirmou-se “orgulhoso” do projecto, considerando que “a qualidade” dos espectáculos, que trouxeram milhares de pessoas ao Parque Linear em Ourém, não precisava de ser discutida. Não indicou o valor total dos custos, mas referiu que se tinham poupado 21 mil euros relativamente aos valores do ano passado, ainda com o executivo anterior de maioria PSD.
“Podia ter apresentado lucros”, comentou. Um dos patrocinadores, a marca de cerveja Sagres, queria ter pago logo à partida os quatro anos de apoio já combinados, exemplificou.
O Mirante online

Festas das Vilas de Freixianda e Caxarias

Na passada sexta-feira celebram-se as festas da Vila de Caxarias. Uma das novidades foi a existência de tasquinhas. Segundo o presidente da Junta de Freguesia, todas as colectividades de Caxarias marcaram presença. Na Freixianda as cerimónias foram marcadas para segunda-feira ao fim da tarde. O primeiro a usar da palavra foi o presidente da Assembleia de Freguesia, Alfredo Silva, a quem coube dar as boas vindas e fazer o agradecimento a todos os autarcas que antecederam o actual executivo «pela dedicação e por tudo quanto fizeram pela freguesia». Seguiu-se a presidente da Assembleia Municipal que defendeu a necessidade de um «olhar especial» sobre a Freixianda porque «está longe e quem está longe, muitas vezes é esquecido». Reconhece que têm vindo a ser feitos esforços no sentido de melhorar a vida dos freixiandenses mas falta «uma ligação» que encurte a distância. Também o presidente da Junta de Freguesia começou a sua intervenção agradecendo a quem o antecedeu no cargo, pelo trabalho por estes desenvolvido que, afirma «permitiu o desenvolvimento da nossa freguesia». Agradeceu também o apoio que, afirma, tem vindo a receber da Câmara. Como exemplo aponta «o fornecimento de materiais de reparação e estruturação do cemitério», trabalhos que tem estado a decorrer e que foram visitados depois. Referiu também a repavimentação, no centro da vila, da estrada 356. Mas não deixa de fazer algumas reivindicações que considera mais urgentes: a «requalificação da estrada real e porto do carro, o centro escolar, o saneamento, a zona industrial com ligação rápida ao IC9 e a revisão do PDM». Para o autarca «sem estas três últimas não será possível a vila de Freixianda ter o crescimento que merece».
Texto e Fotos : CMO

Homenagem à Secção de Bombeiros de Freixianda

Conforme prometido no jantar de 19 de Maio pela Sra Presidente da Assembleia Municipal, Deolinda de Jesus Lopes Simões, a Secção de Bombeiros de Freixianda será homenageada na próxima sessão da Assembleia Municipal, que decorrerá no Auditório da Câmara Municipal de Ourém, na próxima Sexta-Feira, dia 25 de Junho.
Esta homenagem vem no seguimento dos 25 anos da Secção assinalados com diversas actividades no passado mês de Maio. Presentes irão estar, o Presidente da Liga dos Amigos - Bruno Silva e o Chefe de Secção José Luis Brito.

Ranchos Folclóricos da Freguesia nas Festas do Concelho



FESTAS DE OURÉM 2010

17 de Junho (quinta-feira)

18h00- Abertura do Espaço Aventura
21h00- Concerto com ‘In-The-Cisos’ (palco secundário)
22h30- Concerto com ‘Classificados’ (palco principal)
24h00- Espaço Jovem DJ

18 de Junho (sexta-feira)
18h00- Abertura do Espaço Aventura
21h00- Concerto com ‘Re-Verb’ (palco secundário)
22h30- Concerto com ‘Hands on Approach’ (palco principal)
24h00- Espaço Jovem DJ

19 de Junho (Sábado)
15h00- Abertura do Espaço Aventura
20h00- Noite de Folclore Actuação dos Ranchos:
- Rancho folclórico da Casa do Povo de Fátima
- Danças e Cantares Lagoense
- Rancho Folclórico Vale do Pêso
22h30- Concerto com ‘Deolinda’ (palco principal)
24h00- Concerto com ‘The Peorth’

20 de Junho (Domingo)
9h00- Passeio pedestre 100 anos com a república
Distância: 6 Km -Concentração junto da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Piedade
10h00- Cerimónias Oficiais
15h00- Abertura do Espaço Aventura
16h00- Tarde de Folclore
Actuação dos Ranchos:
- Rancho Folclórico Moleiros da Ribeira
- Rancho Folcórico Verde Pinho- Rancho Folclórico Vale de Nabão
- Rancho Folclórico de Pinheiro e Cabiçalva
- Rancho Folclórico Os Camponeses

Actividades desportivas diversas
20h00- Marchas Populares
- Espite
- Souselas
- Caxarias
- APDAF
- Ansião
22h30- Concerto com ‘Luís Represas’ (palco principal)
24h00- Fogo de Artificio

Entrevista ao Presidente do Grupo Desportivo de Freixianda (GDF) - Fernando Bicho

Ciclo de Entrevistas a Pessoas ou Órgãos influentes da Freguesia de Freixianda

Entrevista nº 3/2010
Visado: Presidente da Direcção do Grupo Desportivo de Freixianda (GDF) – Fernando Bicho



INTRODUÇÃO
Fomos recebidos de braços abertos para efectuar esta entrevista e tirar fotos ao Presidente do Grupo Desportivo de Freixianda. Com toda a simplicidade, recebeu-nos na sede do seu clube.
É naturalmente um homem dedicado áquela casa, que tem conseguido mostrar trabalho, que tem feito esforços para elevar um clube, que na opinião dos menos informados tem estado inactivo. Na verdade, pudemos presenciar algumas actividades que decorriam durante a nossa visita, naquele mesmo espaço.
O Freixianda.Blog felicita a equipa que mantém activa a luta por melhores condições para os nossos jogadores/representantes.

 ENTREVISTA
1. Freixianda.Blog (FB) – Quantos atletas representam actualmente o GDF e em que modalidades?
Fernando Bicho (FRB) – O GDF tem 51 atletas federados na modalidade de Futsal repartidos pelo escalão juniores masculinos, sénior feminino e sénior masculino.

2. FB – Em relação às actividades realizadas na sede do clube, que actividades são estas e o que deve fazer quem estiver interessado em participar?
FRB – A sede do clube depois das obras nela realizadas, ficou dotada de melhores condições para várias actividades nesse local, nele tem existido reuniões, colóquios e actividades que visam a angariação de fundos para a vida do GDF.
Temos um grupo de hip hop infantil com 22 elementos e um juvenil com 21 elementos, com aulas às Terças e Sextas-Feiras das 17h ás 18h o grupo infantil e o juvenil das 18h ás 19h.
Um grupo infantil de Karaté com 5 elementos com aulas às Terças e Sextas-Feiras das 20.30h ás 21.30h e um grupo sénior de full contact de 7 elementos com aulas ás Terças e Sextas- Feira das 21.30h ás 22.30h.
Um grupo feminino de aeróbica com 15 elementos inscritos, com aulas às Segundas e Quintas-Feiras das 21h ás 22 horas.
Para estas ou outras actividades que desejarem na sede devem contactar através dos números 933757660 ou 938377830

3. FB – Ao nível das infra-estruturas desportivas, a Freixianda dispõe de um pavilhão moderno, totalmente equipado, que é utilizado pelo GDF. Podemos dizer que as condições de trabalho oferecidas às equipas são suficientes?
FRB – Não, não são suficientes para as equipas do GDF nem para a população em geral. No meu entender é necessário e urgente a realização de um espaço desportivo aberto onde sem burocracias ou grandes pedidos prévios, se possa praticar desporto, como o Futsal, Ténis e outros desportos, pelas equipas do GDF, Sócios e população em geral. Este espaço não só viria descongestionar o Pavilhão como proporcionar uma prática desportiva mais económica, pois as horas no pavilhão tem que ser pagas.
Várias pessoas e outras colectividades já tentaram requisitar horas no pavilhão e isso tem-lhe sido negado pela indisponibilidade do mesmo. O GDF tem nove horas por semana no pavilhão, para as três equipas federadas. Com a criação deste espaço poderia ter mais escalões sem que isso aumentasse muito o orçamento anual
Esta foi uma batalha que muito me empenhei, tendo o anterior executivo da Câmara feito a promessa dessa realidade, penso que o actual executivo é solidário com o executivo anterior. É um projecto que o GDF não consegue levar a cabo sozinho, e também não tenho o apoio da Junta de Freguesia porque solicitei uma reunião no mês de Novembro com o executivo e embora eu tenha feito varias insistências, até ao momento essa reunião ainda não me foi facultada. Reconheço que o executivo tem o direito de planear as infoestruturas para a freguesia e suas prioridades. Eu considero prioritário um espaço onde a população possa fazer desporto, em relação a um espaço onde a população pode entre outras coisas beber à vontade sem sujar as suas casas, como por exemplo um parque de merendas.

4. FB – Os adeptos e os patrocinadores são dois pilares importantes no sucesso das equipas. O GDF sente esse apoio?
FRB – Claro que reconhece e agradece, tanto com a prática desportiva que proporciona como com os resultados desportivos que tem obtido. Não é novidade que para que as pessoas apoiem é preciso pedir-lhe, mas infelizmente o GDF tem sido gerido quase só por duas pessoas que andam com a língua de fora e algumas a tentar-lhe meter a mão na boca para ver se elas explodem. Uma associação desportiva é diferente de outras. As equipas do GDF treinam todas as Segundas, Terças, Quartas e Sextas-Feiras e gasta dinheiro para isso. Ao Sábado e Domingo vão jogar e tem que gastar dinheiro para isso, e os atletas normalmente não são sócios do Clube. Noutras associações normalmente não tem acções diárias e as suas actividades são para os seus sócios e são eles que vão expor o seu trabalho e muitas vezes ainda recebem para isso. Numa associação desportiva todos os dias há assuntos a resolver ou a planear.

5. FB – Sabemos que não é fácil suportar financeiramente despesas como; inscrição de jogadores, deslocações e outras despesas correntes. O GDF conta com algum apoio por parte da Câmara Municipal ou da Junta de Freguesia?
FRB – Sim não é fácil. Não se pode ser doido mas por vezes ajuda muito para nos metermos em certas coisas. As associações tem que ser capazes de gerar receitas próprias e não estar dependentes de apoio das câmaras ou juntas de freguesias. Pelo menos depois que sou presidente o GDF tem sido descriminado negativamente, basta ver a atribuição de subsídios que o anterior executivo fez e outros serviços que tem sido dados a outras associações, e compará-los com o número de atletas e equipas delas, com as que o GDF tem. O executivo da junta anterior nunca nos ajudou muito, mas também não nos prejudicou. Este executivo exige e talvez bem, muito mais burocracia mas já tomou decisões em que prejudicou o GDF, são exemplo disso o tempo que demorou a reparar uma fechadura da carrinha e o timing que escolheu para nela fazer uma reparação, as obras e limpezas que fez noutras associações e no GDF recusou. Estou contente por terem feito certas coisas noutras associações mas não percebo porque no GDF isso não acontece. É verdade que quando nos servimos da carrinha com este executivo ela tinha sempre gasóleo, mas não se pode dizer que o GDF gasta 100€ de gasóleo por semana. O Sr. Presidente da Junta e o Sr. Presidente de Assembleia conhecem bem por dentro a vida do GDF e suas dificuldades, e penso que quando tiverem disponibilidade ou acharem a altura certa com certeza que vão ajudar o GDF.

6. FB – A situação em que se encontra o Campo de Futebol 11 (Campo de Futebol das Presas de S.Miguel) tem sido alvo de várias críticas.
Por acharmos uma questão pertinente, gostaríamos de saber se tem algum projecto para aquele espaço ou de que forma gostaria de o ver aproveitado?
FRB – De certa forma eu já respondi a essa questão na pergunta nº3. Desde o primeiro dia que tenho uma ideia para esse espaço e por ela muito lutei, mas as cores que por vezes os dias têm não nos deixam concretiza-las, quem fica a perder é a população e sinto-me com o pés cortados para o poder concretizar.
Em relação ao próprio campo de Futebol 11 para que ele esteja melhor, é preciso que nele existam actividades e verbas para nele investir. Quando tomei posse, o GDF tinha muitas dívidas na praça pública, processos em contencioso e estava inactivo desportivamente. Neste momento tem três equipas federadas a competir e as poucas dívidas que tem são pagas dentro em breve e concluímos as obras na sede com a grande ajuda do Sr. Humberto Piedade. Não é fácil fazer mais e é impossível fazer tudo.

7. FB – Num comentário que fez a um artigo aqui mesmo no Freixianda.Blog, o Sr. Fernando Bicho manifestou a intenção de abandonar a presidência do clube. Confirma esta decisão?
FRB – Sim confirmo! Para se ser presidente do GDF nos moldes actuais é preciso ter tempo físico e psicológico e neste momento não tenho. Penso que as eleições para uma nova direcção são no próximo dia 27. Não me vou recandidatar, mas estou convicto que vão aparecer listas.

8. FB – Sente-se de alguma forma pressionado a fazê-lo?
FRB – Não sou uma pessoa pressionável, mas penso que sei analisar o timings para certas coisas. Quando existem entidades que não apoiam o presidente este tem que sair para dar lugar a outras pessoas porque não estou agarrado ao lugar, nem nunca me servi dele.

9. FB – Esta última questão, à semelhança das entrevistas anteriores, fica um pouco ao seu critério. Poderá falar aos jogadores, aos adeptos, à população ou a quem entender. Dirija uma palavra.
FRB – Quero agradecer a todas as pessoas, empresas e entidades que nos apoiaram, por vezes também elas com dificuldades. Um agradecimento a todas as pessoas da minha lista e um agradecimento especial ao Sr. José Luis Maia pela forma assídua e dedicada que desempenhou todas as tarefas. Um agradecimento também para alguns críticos que me deram força para dirigir o GDF, estes agora tem a oportunidade de fazer melhor.

FB - O Freixianda.Blog agradece a sua disponibilidade e felicita-o pelo excelente trabalho que tem vindo a desenvolver na direcção do Clube. Resta-nos desejar-lhe as maiores felicidades na sua vida pessoal e profissional.

Mais uma vez cumpriu-se a tradição! O Arco está no sítio...

Há longos anos que no dia de Sto. António se enfeita o Chafariz da Vila com um arco florido. Todos os anos este arco é acompanhado de um tema que o caracteriza. Como não poderia deixar de ser, a política e a actualidade estão sempre presentes, sendo este ano dedicado à subida do IVA.
No local podem ler-se algumas quadras, como que em forma de aclamação ao Santo, que passamos a transcrever.

Oh meu rico Sto. António
Este ano não é para rir
Pois o nosso "amigo" Sócrates
Pôs o IVA a subir.

Oh meu rico Sto. António
Não sei bem o que te diga
Além dos casamentos Gay's
O Sócrates sobe-nos o IVA.

Oh meu rico Sto. António
Vê se não temos razão
Com estas medidas todas
está de luto o coração.

Oh meu rico Sto. António
estamos tristes e sem jeito
É por isso que o nosso arco
está decorado de preto.

Parabéns pela iniciativa e um agradecimento em nome da população, a este grupo (infelizmente cada vez menor) de populares que voluntariamente fazem cumprir a tradição!


Freixianda.Blog

Encerramento de Escolas com menos de 21 alunos

É «uma estupidez» a decisão do Ministério da Educação (ME) de encerrar todas as escolas EB1 do país com menos de 21 alunos, condeno a postura da tutela de propor a redução do número de professores (de dois para um) nas escolas, nestas condições, que se mantiverem abertas no próximo ano lectivo.

Isso é o mesmo que condenar a escola a não funcionar, o ME tem de respeitar as atitudes e a vontade dos pais e dos autarcas das respectivas freguesias, e dar às escolas o direito de recuperarem mais alunos no futuro.
O que estão a fazer é a deslocar a discussão para coisas que não têm nada a ver com o assunto essencial, que é dar condições de aprendizagem às crianças. Na nossa freguesia são duas as escolas nestas condições o JI da Ramalheira e a EB1 de Perucha.
A população da Freixianda e o Presidente da Junta, mesmo antes desta decisão da tutela, devem desenvolver esforços para que, no próximo ano lectivo o encerramento não aconteça, devem manterem-se as escolas abertas, não fazendo chantagem, não tirando um professor, porque sem professores as escolas não funcionam.
via "Publique a sua notícia"

Torneio de Futebol de Praia na Charneca

Tem lugar nos dias 26 e 27 de Junho e 3 e 4 de Julho, mais uma edição do já tradicional Torneio de Futebol de Praia de Charneca. Uma organização da ACRVP- Associação Cultural e Recreativa Vale do Pêso.
As inscrições custão 60.00Euros por equipa e podem ser efectuadas através dos telf. 913889248 ou 914297864.

Prémios
1º - Taça - medalhas + 75.00 Euros
2º - Taça - medalhas
3º - Taça - medalhas

Para os restantes medalhas.

No dia 4 de Julho ocorrerão também jogos femininos entre a equipa da ACRVP e outras.

Informação da Junta de Freguesia

Encontra-se em fase de concurso a empreitada de limpeza de Rios, assim, a Junta de Freguesia de Freixianda informa todos os interessados e proprietários de terrenos junto ao rio, que se irá realizar uma reunião no dia 9 de Junho (Quarta-Feira), pelas 21h, sobre este assunto.Estão afectos a esta limpeza, a Ribeira do Fárrio, desde a localidade de Figueirinhas até desaguar no Rio Nabão e o Rio Nabão desde a Ponte das Valadas até Formigais.

Ourém Motor Show



A data do Ourém Motor Show está próxima. É já nos dias 12 e 13 Junho 2010 que terá lugar esta concentração. O evento será realizado no Centro Negócios de Ourém. A organização é da Bypower, que sempre nos habituou a grandes eventos tuning, mas normalmente estes ocorrem na zona centro.
O evento conta com muita animação e um programa recheado de competição e animação.

Passeio de Cicloturismo dia 13 em S. Jorge

A Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Vale do Nabão de S. Jorge promove no próximo dia 13 de Junho um Passeio de Cicloturismo . O Inicio está previsto para as 10h junto á sede da associação e o percurso terá uma distância de aproximadamente 20 km passando por Freixianda e alguns lugares de freguesias vizinhas.

Agroal recebe comemorações do Dia do Ambiente

O Parque Natureza do Agroal, freguesia de Formigais, Ourém, vai receber este ano as comemorações do Dia do Ambiente do concelho, dia 5, sábado. Integrada no Ano Internacional da Biodiversidade, a actividade terá início pelas 16h, com a concentração no parque.
Pelas 16h30 inicia-se o passeio pedestre, com cerca de 2,5 quilómetros. Aconselha-se roupa confortável, água e chapéu-de-sol.
Às 18h terá lugar um Colóquio sobre Biodiversidade, com a presença de Raimundo Quintal, do Parque Ecológico do Funchal. Pelas 19h há lanche convívio, seguindo-se às 20h uma exibição audiovisual dos “Momentos Limpar Portugal – Ourém”.
Ao longo do dia, em simultâneo com o programa, decorrerão exposições, ateliers infantis e outras actividades de animação. Serão ainda entregues os certificados de participação aos parceiros da iniciativa “Limpar Portugal”, assim como os prémios “Os Pequenos Picassos”.